Reduzir Os Custos Fixos De Uma Clínica Odontológica

Como reduzir os custos fixos de uma clínica odontológica

Para aumentar a renda fixa de sua empresa, é importante entender principalmente como reduzir os custos fixos de uma clínica odontológica. A redução de custos é a melhor forma de garantir o aumento do rendimento de sua clínica, porém, reduzir custos não é uma tarefa fácil, e deve ser feita da forma correta para que não acarrete prejuízos.

O foco de sua redução de custos não deverá ser para seus custos variáveis, como muitos pensam, mas sim para seus custos fixos. A redução de custos fixos é a mais vantajosa para a sua empresa, pois são os custos que independem de sua produção, e justamente por isso produzem um resultado mais duradouro com a diminuição de seu custo.

Ao entender como reduzir os custos fixos de uma clínica odontológica, você conseguirá mais facilmente começar a investir suas economias em formas de aumentar sua rentabilidade, gerando então uma quantia maior de dinheiro com seu trabalho, para que posteriormente até os custos variáveis de sua empresa sejam reduzidos com otimizações operacionais, softwares e afins.

O que são custos fixos?

Analise os gastos de sua empresa e veja neles quais custos independem do que você produz, pois esse é o primeiro passo para entender como reduzir os custos fixos de uma clínica odontológica. Custos que seu fluxo de trabalho não altera nessas despesas ao fim do mês. Para uma clínica odontológica, temos uma série de custos fixos que você normalmente leva em conta. Esses custos são:

  • Serviço de limpeza caso tenha contratado;
  • Serviço de segurança de sua clínica;
  • Plano de internet e telefonia;
  • Manutenção de seus equipamentos;
  • Aluguel e contas;
  • Serviço de cartão fixo.

Esses são os custos fixos normais para uma clínica odontológica, porém a variabilidade vai ser a existência ou ausência desses custos, afinal, nem toda clínica vai ter todos esses custos, são somente custos comuns da maioria, mas não de todas as clínicas odontológicas que vemos. Outras clínicas podem ter até mesmo mais custos fixos, como por exemplo, o custo de atendentes.

Como reduzir os custos fixos de uma clínica odontológica

A identificação dos custos é somente o primeiro passo para realmente conseguir começar sua economia aqui, pois agora que você identificou os custos fixos, você tem que entender como é possível conseguir reduzi-los.

A primeira forma com a qual você pode reduzir os custos fixos de sua empresa é substituir o regime de funcionário por trabalho terceirizado para sua clínica, principalmente no caso de segurança e limpeza. Serviços terceirizados são mais baratos por terem menos custos e impostos embutidos, já que não exigem contratação.

Além disso, sobre os funcionários fixos, você pode alterar o regime salarial para salário por desempenho ao invés de um salário fixo, garantindo além de maior motivação para o trabalho, uma redução de seus custos fixos.

Questões como a economia de recursos são importantes. É necessário compreender que água e energia elétrica devem ser utilizadas com prudência. Portanto, utilize materiais gráficos para lembrar as pessoas de apagarem as luzes, fecharem as torneiras e economizarem recursos.

Estude os gastos que você possui com fornecedores. Saiba o quanto é destinado a cada um deles e procure opções mais rentáveis no mercado. É importante pensar na qualidade dos produtos e serviços que recebe, mas também no quanto isso te custa.

O segredo para entender como reduzir os custos fixos de uma clínica odontológica estão principalmente na transformação de custos fixos em custos variáveis, para permitir assim que o valor seja mais maleável.

Fale com a Capital para saber mais a respeito. A Capital é uma empresa especializada na contabilidade para clínicas odontológicas e consultórios. Portanto, podemos te ajudar a economizar!

Sucesso e até breve.

Agora que você entende melhor sobre este assunto, entre em contato com um dos nossos especialistas!

Falar com um especialista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *