Engenheiro Civil Pode Ser Profissional Liberal

Engenheiro Civil pode ser profissional liberal?

Essa é uma dúvida que muitos profissionais possuem e, para um engenheiro, isso não é diferente. Afinal, engenheiro civil pode ser profissional liberal ou não?

Uma das formas mais rápidas de conseguir se inserir no mercado de trabalho após encerrar a faculdade é buscar trabalhar por contra própria, treinar seus conhecimentos, e conseguir um valor significativo ao final do mês.

E a melhor opção para quem faz isso é se tornar um engenheiro autônomo, ou um profissional liberal. Sim, um engenheiro civil pode ser profissional liberal.

Vivenciamos constantes modificações, e ser um profissional liberal acaba se tornando vantagem diante da dificuldade de encontrar um emprego fixo, ou, até mesmo para quem deseja ser dono do seu próprio negócio.

O que é um profissional liberal?

Um profissional liberal é aquela pessoa que possui formação técnica ou acadêmica em determinada área. Ou seja, ele tem autonomia, e o conhecimento necessário para atuar e exercer suas atividades de forma independente, sem estar ligado com alguma empresa.

Mas não é tão simples, para ser um profissional liberal, é preciso estar legalizado e regulamentado. Além disso, o profissional precisa estar capacitado no produto ou serviço que ele vai oferecer, já que ele tem total responsabilidade sobre ele.

Engenheiro civil pode ser profissional liberal?

Já mostramos acima que sim, um engenheiro civil pode ser profissional liberal. Entretanto, é preciso que ele saiba exatamente onde está colocando os pés. Ou seja, ficar por dentro de todas as regras e assuntos burocráticos sobre ser um profissional liberal.

Além disso, é importante se focar em algumas coisas na hora que decidir se irá atuar como profissional liberal.

Por exemplo: busque escolher um nicho de mercado, não saia querendo fazer tudo, pois é melhor se focar em uma área e fazer aquilo bem feito! Após ter escolhido, é importante que você se qualifique, nada de achar que só porque terminou a faculdade pode parar de estudar, ok?

Organizar o tempo, controlar as finanças, fazer parcerias, networking e vender seus serviços são outras dicas para você, que está desejando se tornando um profissional liberal, e não sabe por onde começar.

Quais as vantagens de trabalhar como profissional liberal?

Ser um profissional liberal não é ruim, pelo contrário, tem várias vantagens que vale a pena considerar. Confira:

  • Você não fica preso a vagas pré-determinadas por empresas, pode atuar na área que escolher dentro da engenharia;
  • Prestar serviços a terceiros, sem depender de empresas para a contratação;
  • Você não precisa necessariamente de um escritório, pode trabalhar em qualquer lugar, como home office, e também visitar a obra de seu cliente sempre que for necessário;
  • Dependendo da sua produtividade, o valor que você ganha no final do mês pode ser maior do que seria se você tivesse a carteira assinada.

Sim, engenheiro civil pode ser profissional liberal! E já deu para ver que as vantagens são legais, não é mesmo? Então não tenha medo, invista em você.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Capital. Nós somos especialistas em contabilidade para engenharia civil.

Sucesso e até a próxima.

Agora que você entende melhor sobre este assunto, entre em contato com um dos nossos especialistas!

Falar com um especialista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *