Gestão Da Clínica Médica

Gestão da clínica médica

A rotina de trabalho de um médico é repleta de desafios, de trabalhos urgentes, de atendimentos intempestivos e, bem por isso, a gestão da clínica médica deve ser encarada com muito cuidado, uma vez que os erros podem se tornar sérios e impactantes.

Com o cenário que se apresenta para a vida do profissional médico, é necessário aplicar algumas regras básicas para tornar a gestão da clínica médica mais confiável e organizada, permitindo que o médico possa exercer suas atividades sem maiores preocupações.

Em primeiro lugar, quando o profissional mantém uma clínica médica, ele deve contar com a ajuda de pessoal especializado em contabilidade e finanças, garantindo que o sistema administrativo esteja em completa ordem e permitindo que sua preocupação se volte exclusivamente para os seus clientes.

Entre as atitudes que o profissional médico deve tomar para a gestão da clínica médica, podemos destacar as essenciais, mantendo sua organização e atualização e orientando-a dentro do que estabelece a legislação:

             1-Modernizar a gestão da clínica médica

Diante do avanço de novas tecnologias, o profissional médico deve modernizar a gestão da clínica médica, atendendo as necessidades atuais. A utilização da tecnologia informatizada dinamiza as atividades da clínica médica, tornando tudo mais rápido e eficiente, evitando atrasos e impedimentos.

No meio profissional, a aplicação da tecnologia significa otimizar o tempo e direcionar melhor as tarefas que são prioridade, podendo atender uma série de solicitações, enquanto que um sistema informatizado agiliza atividades rotineiras.

O profissional médico, portanto, deve analisar de forma constante o que possa estar tecnologicamente atrasado em sua clínica médica, aplicando métodos e sistemas inovadores que permitam a continuidade da gestão da clínica médica, sistematizando tudo o que pode ser informatizado para poupar tempo e esforços, verificando o que pode ser substituído pelo mundo digital.

O acompanhamento constante tornará a gestão da clínica médica muito mais eficiente, possibilitando melhor atendimento aos clientes e facilitando a vida do profissional médico, que poderá se dedicar mais à sua profissão do que à administração.

             2-Investir no armazenamento em nuvem

Quando o assunto é modernizar a clínica, uma das alternativas mais viáveis para a gestão da clínica médica é o armazenamento de dados em nuvem, trazendo soluções inovadoras e transformadoras para as atividades do profissional médico.

O armazenamento de dados em nuvem possibilita a eliminação de documentos em papel, oferecendo maior espaço físico ao consultório e centralizando em nuvem todas as informações sobre pacientes, além de outras documentações exigidas pela fiscalização, que podem ser salvos num só local, tornando-se acessível de qualquer lugar através da internet, com total segurança.

            3-Uma saída inteligente para o excesso de documentos

A legislação, no que se refere aos profissionais médicos, exige obrigatoriamente que todos os prontuários de pacientes sejam arquivados pelo prazo mínimo de 20 anos, inclusive nas empresas, o que se apresenta como um grande volume físico de documentos, que vão se acumulando ao longo do tempo.

Para trazer melhor resultado para a gestão da clínica médica e mudar essa situação, trazendo mais segurança aos documentos essenciais para a relação médico-paciente, o profissional médico deve investir em opções inteligentes, implantando prontuários eletrônicos para seus pacientes.

Atualmente existem sistemas digitais que apresentam a funcionalidade de armazenamento legal, ou seja, são sistemas válidos judicialmente, podendo substituir os documentos impressos por versões digitalizadas, com a mesma confiabilidade de documentos impressos que, na maior parte do tempo, apenas estão ocupando espaço.

           4-Aplicando soluções para evitar falhas e desistências

Ao mesmo tempo em que precisa garantir melhor organização para a gestão da clínica médica, o profissional deve também atentar-se para a redução de situações que possam trazer prejuízos financeiros para sua clínica.

Uma das condições essenciais para evitar falhas e desistências é manter a agenda médica atualizada, utilizando meios digitais para garantir a presença dos clientes.

Algumas plataformas já implantadas operam com a funcionalidade de enviar e-mails ou SMS automatizados para os pacientes, lembrando os dias e horários de consultas, de exames e retornos, maximizando o horário de atendimento e impedindo as possíveis ausências por esquecimento do paciente.

Estatísticas mostram que, com o envio de e-mails ou de SMS, o índice de absenteísmo nas clínicas médicas e consultórios é reduzido em até 70%.

          5-Delegar funções internas de forma adequada

Para poder implantar todas as técnicas e estratégias para melhorar a gestão da clínica médica, o profissional precisa contar com uma equipe de colaboradores preparada para todas as tarefas rotineiras da clínica, permitindo que possam atender inclusive aquelas que não foram programadas no dia a dia.

Cada colaborador deve ser treinado dentro de sua função, evitando que haja interferência em atribuições de terceiros, principalmente quando se trata de questões administrativas e financeiras.

Na gestão da clínica médica, o profissional de saúde pode contar com programas adequados, que funcionam através de módulos, ou seja, cada módulo pode ser usado conforme a necessidade do usuário, oferecendo acesso àquilo que é da competência de cada colaborador e, com isso, evitando interferências desnecessárias, acúmulo de funções ou erros que possam prejudicar a saúde e a condução do tratamento de cada paciente.

         6-Contar com profissionais capacitados para a gestão da clínica médica

Além dessas recomendações, que podem ser aplicadas em clínicas de todos os tamanhos e capacidades de atendimento, o profissional médico deve contar com o apoio e assessoria de pessoal capacitado, contando com contadores especializados em sua área e permitindo que as atualizações apresentadas pela legislação sejam corretamente aplicadas e seguidas.

No Brasil, a legislação apresenta mudanças praticamente diárias e o profissional médico deve voltar sua atenção para o atendimento aos pacientes, delegando essa função para um escritório ou empresa de contabilidade, especializados em contabilidade para clínicas médicas, pois estes profissionais detêm total conhecimento, tanto da legislação quanto da gestão da clínica médica.

Se precisar de apoio neste sentido, entre em contato conosco! Será um imenso prazer para nós apoiá-lo em sua jornada empreendedora na área da saúde.

Muito sucesso e até breve!

Agora que você entende melhor sobre este assunto, entre em contato com um dos nossos especialistas!

Falar com um especialista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *