Celular Do Médico

Os 12 apps que não podem faltar no celular do médico

O pessoal que já companham o Academia Média há tempos, sabe que um dos nossos focos é analisar as tecnologias que são aplicávei no dia a dia do médico. Há algum tempo já analisamos os aplicativos médicos, que são imprescindíveis no celular do médico.

Não vamos entrar na briga sobre qual é o melhor smartphone para médicos e estudantes de medicina. Antes que alguem grite que a maçã é melhor que o robô, ou vice versa, venho informar que os dados apontam que a maioria de nós (eu não) usa o da maçã mesmo. Mas não vamos perder tempo e vamos ao que importa.

Cabe ressaltar que não separei por melhor ou pior. A lista traz apenas os 10 aplicativos (médicos ou não) que não podem faltar no smartphone de um médico ou estudante de medicina com qualquer sistema operacional:

Figure 1

figure 1 portuguesConhecido por muitos como o Instagram da Medicina, ele é muito mais do que isso.São mais de 1 Milhão de usuários no mundo. A ideia do app é fantástica, e o faz com responsabilidade ética e privacidade do paciente. Nele você coloca fotos do seu paciente e dos exames. Há uma equipe no QG da empresa (inclusive com brasileiros) que seleciona os casos após verificar se foram excluídos todos os pontos que possam identificar o paciente. Só com a garantia da individualidade do paciente o caso vai ao ar.

Já fizemos a revisão do APP que vc pode conferir AQUI. Agora ele está totalmente em português e disponibiliza todas as opções de interatividade que possui no mundo inteiro.

Além de expor seus casos, no app você encontra o Grand Rounds (discussão de casos e cirurgias em tempo real com o mundo todo), o Paging (Algo como uma telemedicina para discutir seus casos com especialistas do mundo inteiro ou apenas com especialistas brasileiros) e o Figure 1 on 1 que são entrevistas em que o médico selecionado pela equipe do Fig. 1 responde a perguntas dos usuários.

Whitebook Clinical Decision

A PEBmed nasceu junto com o Academia Médica em 2012 Lançaram mais de 20 aplicativos e estão presentes de alguma forma nos Smartphones de tdos os médicos brasileiros conectados. Em 2014 Lançaram o Whitebook, uma ousada ferramenta que tinha o objetivo de ser o Medscape (que você vê a seguir) brasileiro. O aplicativo evoluiu muito (e ainda evolui) desde então, sendo um dos apps necessários ao médico, principalmente aqueles que enfrentam os plantões em hospitais de nível de atenção secundários e terciários.

O aplicativo já foi revisado AQUI no Academia Médica. Atualmente disponibiliza de duas modalidades. O app gratuito proporciona informações sobre mais de 1000 agravos, procedimentos e práticas médicas que auxiliam muito na hora de tirar alguma dúvida ou prescrever. Indispensável para você tirar dúvidas instantâneas, o app é uma biblioteca médica que cabe no seu celular. Com a equipe original, formada por médicos, integralmente dedicado ao app, ele consegue ser leve e constantemente atualizado. Há uma opção para pagar o app que vem recheado de outras opções igualmente valorozas para quando a dúvida bater.

Medscape

medscapeBest since Ever. Falei que não ia graduar de acordo com a qualidade do aplicativo, mas não dá pra comparar o Medscape com os demais aplicativos. O aplicativo, a pagina da web e todas as outras opções são liberadas. Já o Revisamos neste POST. Possui calculadoras, informações completas sobre cada patologia  artigos de uma equipe especialmente construida para falar com os médicos americanos. Há muito investimento nesta empresa que funciona a todo vapor, com planos muito agressivos para atuar no Brasil.

Calculate by QxMD

qxmd calculateEssa é a calculadora médica mais usada no mundo. Todas elas são baseadas em evidêcias científicas e cada uma traz a referência bibliográfica que as suporta. O funcionamento do programa é rápido e por isso o torna um aplicativo must have! Praticamente tudo que você vai precisar na assistência hospitalar em termos de cálculos você encontra neste app. É imprescindível para quem trabalha em uti ou na urgência e emergência.

Resuscitation

resuscitatitio 3Esse é o melhor jogo para médicos EVER. O Resuscitation possui uma poderosa máquina atrás de seus casos clínicos e promove uma discussão realística dos casos que apresentam. Sua pontuação para cada cso depende de cada atitude que você toma perante a um caso da urgência e emergência. Os cenários incluem o pré hospitalar e a sala vermelha. Os casos variam entre casos de urgência e emergência da pediatria, obstetrícia, traumatologia, psiquiatria e gerontologia. O app gratuito vem com 10 casos legais. Os demais você tem que comprar. Temos que falar que a versão para o iOS é bem melhor que para androi, e a experiência é melhor num tablet do que no smarthone

Touch Surgery

Aplicativos-Médicos-Touch-SurgeryO passo a passo das cirurgias podem ser seguidos neste belíssimo app. Não pouparam investimentos na qualidade gráfica. Excelente para acadêmicos e residentes de cirurgia. É também uma excelente maneira de procrastinar com aprendizado. Apendicéctomia, colecistéctomia, implante de próteses mamárias, colectomia e vários outros procedimentos podem ser aprendidos com esse app.

No android trava um pouco, assim como nas versões mais antigas do ipad e do iphone, as não deixa de valer muito a pena.

Prognosis

aplicativos-medicos-prognosisMais um jogo que avalia seu desempenho frente a um caso clínico. Riquíssimo em informações o app é totalmente gratuito. Haá mais de 3 centenas de casos de praticamente todas as especialidades médicas. A discussão é muito boa e é colaborativa, tendo um fórum para cada um dos casos. Em inglês, mas isso não deve ser um problema para você doutor. Se é, vá correndo solucionar isso, pois medicina sem saber inglês é a cultura da ignorância aflorando.

World Health Organization WHO

who infoO Aplicativo da Organização Mundial da Saúde é fantástico e o atualiza frente a todos os acontecimentos de saúde em âmbito mundial. É sim um aplicativo de atualização constante. Vale muito a pena pois em tempos de mundo globalizado, cada vez mais vamos observar pandemias como a do zika virus e do chikungunia. Assim não ficamos dependentes das informações que são liberadas ou não pelo Ministério da Saúde para o público ou não. De novo, não me apareça com mimimi pq vc não sabe ler em inglês.

Read by QxMD

Artigos-médicos-read-by-qxmdÉ o principal aplicativo para a leitura de papers das mais diversas revistas científicas do mundo. Muitas delas você encontrará com conteúdo pago, entretanto se você possui um acesso das universidades federais ou a base de dados, você consegue liberar o acesso à esses journals. Imprescindivel para qualquer médico que quer manter-se atualizado.

Mendeley

mendeley appEsse é o principal aplicativo que utilizo para fazer meus trabalhos científicos. O mendeley é um gestor de artigos científicos e ebooks que você pode levar a qualquer lugar, pois eles ficam nas núvens. Mas essa não é a principal função. O Mendeley, antes de tudo, é um gestor de referências bibliográficas, que te ecnomiza dias na produção do seu tcc, Monografia, Tese ou um paper para enviar a uma revista científica.

Evernote

Gestor de notas, to do lists e tantas outras funcionalidades que tornarão esse app indispensável no celular do médico conectado. É um caderno que você leva a todo lugar. Pode trabalhar de forma colaborativa, Coloca notas visuais com fotos, ou em audio ou em livro. Pode subir diversos tipos de artigos, desenhar neles. Aqui a criatividade fala alto quando queremos saber o que fazer com ele. É um companheiro de vida!

Google Drive

google drive logoO Google Drive, assim como outros apps do gênero, permite que você gurade todos os documentos que você precisa, fotos, vídeos… Sua vida. Atualmente apresenta uma versão om 5Gb que é expandida facilmente com a demanda chegando a 15 Gb continuando a ser grauito. Indispensável.

Menção Honrosa – Guia ATB Santa Casa de Curitiba

aplicativo santa casa de misericordia de curitibaAplicativo do meu professor de infectologia na época da Faculdade Evangélica de Medicina de Curitiba, Felipe Tuon. O aplicativo é referenciado para a edidemiologia prevalente da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, que difere pouco da epidemiologia dos hospitais da regiões Sul e Sudeste. O principal ponto deste app é que a curadoria de seu conteúdo é muito bem feita. Ponto para o professor Tuon e para sua iniciativa chamada Infectopedia – uma enciclopedia de doenças e patógenos da infectologia(não estou puxando o saco porque eu não preciso mais de nota).

(EDITADO)E por que menção honrosa? Bom, cometi uma gafe acima que realmente precisei colocar outro app entre os 12. Como eu não trabalho com o Número da “Besta” que afunda o nosso país (aquele que vem depois do 12 e antes do 14), eu não poderia alterar o título do post, mas o app é muito bom e o professor merece esta homenagem!

 

Fonte: Academia Medica

Agora que você entende melhor sobre este assunto, entre em contato com um dos nossos especialistas!

Falar com um especialista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *