Saúde Financeira Da Clínica

Saúde Financeira da Clínica: como controlar os orçamentos do consultório médico?

“O médico empreendedor precisa compreender que se deve se cuidar da saúde financeira da clínica. Esta não é uma tarefa fácil, porém primordial para sua sobrevivência.“

Todos os negócios tem algo em comum: preocupação com a saúde financeira. Porque os ativos financeiros definem se uma empresa sobreviverá ou não num mercado tão competitivo. E com uma clínica médica não é diferente. Não é possível manter uma clínica em funcionamento se a saúde financeira da clínica não estiver estável e os seus orçamentos não estiverem controlados.

Em uma clínica médica, a preocupação com a saúde vai além do paciente.

Orçamento de uma clínica médica

É preciso ter recursos em caixa para investir, comprar material, pagar fornecedores e funcionários, enfim, manter as atividades diárias funcionando.

Se você está em busca de melhor eficiência produtiva, otimização do tempo e melhores resultados, saiba que alguns gargalos impedem o melhor desempenho de seu negócio.

O médico empreendedor precisa compreender que se deve se cuidar da saúde financeira da clínica. Esta não é uma tarefa fácil, porém primordial para sua sobrevivência.

Em uma clínica médica, onde o tempo se divide entre pacientes e tantos outros afazeres, controlar o orçamento financeiro passa a ser um diferencial competitivo dos mais importantes.

O orçamento bem estruturado e organizado é o que garante a saúde financeira da clínica.

Relação Custo X Benefício – Terceirização e Redução de Custos

É preciso estabelecer uma relação de custo x benefício de cada atividade, para definir o que pode ser terceirizado, reduzido ou mesmo eliminado.

Se você está iniciando esse contato com a gestão de sua clínica médica, comece conhecendo todas as contas do consultório. Após conhecer todos os gastos você estará apto a gerenciá-los. Então elabore um fluxo de caixa com o intuito de registrar todas as movimentações que ocorrem.

Nesse ponto você já será capaz de avaliar como anda a saúde financeira da clínica, conhecendo a origem e a aplicação dos recursos.

O que pesa no orçamento de uma clínica médica é a compra de suprimentos, geralmente feita de vários fornecedores. Mas seus gastos podem reduzir significativamente se você encontrar um fornecedor que esteja disposto a dar suporte total ao seu negócio. Além da garantia que ele terá pedidos frequentes, o volume permite que os preços sejam reduzidos. E se você pagar menos por suprimentos de qualidade,  a saúde financeira da clínica irá se fortalecer de forma extraordinária!

Ainda nessa linha, a terceirização de algumas áreas deve ser considerada, especialmente para reduzir os custos com mão de obra, que são os que mais impactam um negócio.

Toda a atividade-meio, como limpeza, copa, recepção, se terceirizados já vão representar uma melhora na saúde financeira da clínica e consequentemente no aumento de seus lucros. Além de você não precisar se preocupar com questões burocráticas de funcionários. Não é o máximo?

Gerenciamento adequado dos recursos

Como melhoria deve ser um pensamento constante, melhorar o uso dos recursos também deve ser parte de sua rotina.

Você sabe que os custos fixos não podem ser cortados, como luz e água, mas podem ser reduzidos. O simples fato de gerar um gasto menor, já representa aumento de lucro e maior qualidade na saúde financeira da clínica.

Para isso você precisa repensar a forma como os recursos são utilizados. Instale lâmpadas de Led e torneiras econômicas, por exemplo. Pense na economia que estes pequenos detalhes podem gerar a médio e longo prazo.

Avaliando a saúde financeira da clínica

Algumas perguntas básicas vão lhe ajudar na fase de identificação e diagnósticos dos problemas, e podem se tornar parte do processo de gestão da clínica como acompanhamento permanente, para que nunca fique descuidado o orçamento do consultório.

– As movimentações financeiras são registradas?

– Sua clínica possui reservas financeiras?

– Você está dando conta de tudo ou precisa de ajuda de um especialista em contabilidade e finanças?

Esses questionamentos são simples e essenciais. Afinal, ao se criar o hábito saudável de se registrar as movimentações você pode acompanhar a realidade dos números. O que irá facilitar, e muito,  a administração dos recursos.

Não há nada demais em se estabelecer um controle financeiro rígido para se garantir a estabilidade da saúde financeira da clínica. Isto porque pode surgir um grande imprevisto, o volume de atendimentos despencar ou surgir qualquer situação que exija um investimento extra. As reservas financeiras existem para evitar que o seu negócio entre no vermelho e também para que as grandes oportunidades sejam prontamente aproveitadas.

Conclusão

Se você for sincero ao responder se você está dando conta de tudo ou não, você verá que algo pode estar sinalizando  a necessidade de contratar um especialista para lhe ajudar na gestão financeira da clínica. Investir num bom software de gestão é primordial, mas deixe que este especialista indique o melhor para a sua necessidade. Não saia comprando nada sem esta importante assessoria.

Nós da Capital Contabilidade queremos que você se especialize cada vez mais na área médica e assim nos atenda cada vez melhor como seus pacientes na área da saúde. E… deixe a saúde financeira da sua clínica médica em nossas mãos. Nós somos especialistas em Gestão Contábil e Gestão Financeira para clinicas médicas.

Garantir a estabilidade da saúde financeira da clínica, realizar as melhores análises, fazer o planejamento tributário, financeiro, e consequentemente aumentar seus lucros faz parte da nossa missão.

Venha realizar uma consulta conosco! Nós examinaremos a saúde financeira da sua clínica médica e lhe daremos o melhor diagnóstico para que seu empreendimento seja um sucesso.

Até a próxima!

Agora que você entende melhor sobre este assunto, entre em contato com um dos nossos especialistas!

Falar com um especialista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *