Trabalho Informal

Trabalho Informal: Posso ter problemas com isso?

Quer evitar problemas com a justiça?  Obter maiores créditos? Ser participante de licitações e reduzir custos?

Pois então, essas são apenas algumas das vantagens que as empresas podem obter quando atendem a todos os requisitos para serem classificadas como formais.

 

A sua empresa é legalizada? Se não for, preste atenção no texto abaixo e saiba por que deve regularizar a sua empresa:

 

Funcionários

Se você está com a sua empresa completamente irregular, quando precisar contratar algum funcionário o tornará irregular também, e isso pode dar um problema maior do que imagina. Além de correr o risco de ter que arcar com as consequências fiscais da irregularidade, sua empresa ainda estará sujeita à fiscalização do trabalho.

Um caso que anda acontecendo muito é quando a empresa é denunciada pelo próprio trabalhador por ele não ter sido regularizado, ele se sente desvalorizado e pode até ganhar a causa por isso.

 

Sonegação

Não emitir notas fiscais é crime de sonegação, podendo ser punido inclusive na esfera penal, com prisão e multa. Alguns impostos como PIS, COFINS, IPI já estão inseridos no valor das mercadorias e se você não dá a nota fiscal quer dizer que não pagou esses tributos ao governo. A legislação estadual é a que cuida da obrigatoriedade da emissão de nota fiscal.

Caso tenha dúvidas, procure mais informações no site da Secretaria da Fazenda do seu Estado ou entre em contato conosco.

 

Linhas de crédito

As linhas de créditos só são validadas para empresas que estão regularizadas. Imagina só, você está crescendo e precisa de uma linha de crédito para finalmente comprar aquele maquinário ou investir em novos produtos. Sabe qual banco vai emprestar para empresas não legalizadas? Nenhum.

E se pensa em pedir empréstimo para o banco como pessoa física também pode ser um erro, pois misturar as despesas físicas com jurídicas pode acarretar em uma bola de neve na qual você não conseguirá sair tão facilmente.

 

Bom, esses são os motivos para você manter sua empresa formal. Espero ter ajudado e, caso haja dúvida, entre em contato conosco!

Agora que você entende melhor sobre este assunto, entre em contato com um dos nossos especialistas!

Falar com um especialista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *