Controle Financeiro Para Clínicas Médicas

6 dicas sobre Controle Financeiro para Clínicas Médicas

O controle financeiro para clínicas médicas permite que o profissional de saúde consiga manter a saúde financeira de seu empreendimento, estabelecendo metas e desenvolvendo estratégias para o desenvolvimento de sua empresa.

Manter o fluxo de caixa atualizado, fazer o recolhimento de todos os impostos e o pagamento de todas as contas em dia são pontos indispensáveis para o controle financeiro de uma clínica médica.

Para entender o funcionamento e manter o controle financeiro para clínicas médicas atualizado, acompanhe as seguintes recomendações:

O controle financeiro para clínicas médicas exige que todos os registros de todas as transações financeiras seja efetuado, desde a compra de tintas para a impressora até o pagamento dos impostos. O objetivo é calcular de forma correta o custo de manutenção da clínica e o retorno financeiro obtido com a movimentação.

Para ter o resultado correto da movimentação financeira, é necessário que o controle financeiro de uma clínica médica seja detalhado, já que qualquer transação, por menor que seja, irá gerar diferença no final do período de apuração.

Um dos pontos importantes a ser lembrado é a separação dos valores referentes à clínica dos valores pessoais. A separação deve ser feita desde as contas bancárias, com a movimentação do que seja da clínica e do que seja dos gastos pessoais do profissional de saúde.

  • Projeção de fluxo de caixa

O controle financeiro para clínicas médicas deve ter um plano de ação, com a projeção de custos e rendimentos. Manter um bom planejamento financeiro é importante para que se possa estabelecer metas para a clínica.

Mantendo o planejamento para o fluxo de caixa, o profissional médico terá uma visão geral do seu empreendimento, podendo estabelecer estratégias para incrementar a receita e manter o controle das despesas, principalmente em períodos quando o fluxo financeiro é menor.

Dentro desse planejamento, o profissional poderá criar um fundo de reserva para atender urgências e imprevistos, como a necessidade de substituição ou de manutenção de um equipamento ou a compra de suprimentos.

No controle financeiro para clínicas médicas, o fundo de reserva é o montante que irá atender também despesas como pagamento de décimo terceiro salário, férias dos empregados, possíveis rescisões e outras eventualidades.

Com a elaboração do controle financeiro para clínicas médicas, os responsáveis pela gestão financeira têm mais condições de otimizar os gastos e despesas da empresa, podendo, dessa maneira, fazer a análise dos melhores investimentos.

  • Assessoria de um consultor

A melhor forma de manter o controle financeiro de uma clínica médica é a contratação de uma assessoria contábil especializada em contabilidade para clínicas médicas que poderão orientar o profissional médico sobre as melhores formas de tributação e de gerenciamento da empresa.

Um profissional especializado possui o conhecimento necessário para orientar o empresário na elaboração do planejamento estratégico para melhor aproveitar os recursos oferecidos pela clínica, deixando que o profissional médico possa se dedicar aos pacientes com maior atenção, garantindo a qualidade no atendimento.

Com o apoio e assessoria de um profissional, o médico responsável pela clínica terá os relatórios financeiros e gerenciais mais adequados para o controle financeiro de uma clínica médica.

  • Tecnologia, um aliado importante

Atualmente, tudo o que devemos fazer para gerenciar uma empresa possui o apoio da tecnologia. São os mais diversos sistemas de gestão empresarial disponíveis, facilitando a vida do empresário e oferecendo as informações necessárias para conduzir da melhor maneira seu empreendimento.

O controle financeiro para clínicas médicas deve funcionar da forma mais exata possível, já que qualquer erro pode afetar negativamente o resultado final. Portanto, o contador ou profissional financeiro responsável pela assessoria poderá indicar o melhor sistema de gestão financeira.

Assim, a clínica médica poderá manter mais organizada suas movimentações, com relatórios de contas a pagar, contas a receber, emissão de recibos, fluxo do caixa e confecção de folha de pagamento, entre outras necessidades.

Com um bom software de gestão, o empresário médico poderá utilizar todos os recursos tecnológicos para agilizar os processos rotineiros de sua clínica, permitindo o agendamento e a administração de consultas online, poupando tempo e esforço dos funcionários, gerando maior facilidade também para os clientes que, dessa maneira, poderão agendar as consultas, verificar as avaliações ou marcar retornos.

  • Implantando avaliações de desempenho

Um aspecto interessante e possível para manter de forma organizada o controle financeiro de uma clínica médica é procedendo a avaliação constante sobre o empreendimento, seja por parte dos pacientes ou por parte dos funcionários. Após a realização das consultas, o empresário médico poderá fazer a avaliação dos serviços prestados, recebendo opiniões sobre as melhorias que pode aplicar em sua clínica.

A avaliação de desempenho pode ser feita através da internet ou de forma presente, com um funcionário destacado para a função, procurando respostas objetivas e rápidas, sem fazer as pessoas perderem tempo.

As avaliações internas devem ser feitas periodicamente, verificando o desempenho de cada funcionário e fornecendo um feedback após cada processo de avaliação. Ouvir as opiniões e sugestões de colaboradores com relação à administração da clínica médica é de grande valia, já que oferece meios para o desenvolvimento e planejamento estratégico da empresa.

  • Capacitação constante

Como em qualquer área profissional necessária em nossas vidas, o médico também deve estar sempre se atualizando em sua profissão, conhecendo novos métodos e aplicando novas tecnologias.

O correto controle financeiro para clínicas médicas possibilita que o profissional tenha disponibilidade para dedicar mais tempo à sua própria atualização, podendo oferecer melhores serviços e garantindo a fidelização de seus clientes.

Mantendo sua empresa sob controle, o profissional poderá acompanhar as notícias que envolvem sua área de saúde, participando de cursos médicos ou de eventos ligados à medicina e garantindo maior assertividade em seus diagnósticos.

Até a próxima!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Capital Contabilidade?

Somos uma Contabilidade em Brasilia, especialistas no seu negócio e poderemos ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @capitalcontabilidadedf

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Agora que você entende melhor sobre este assunto, entre em contato com um dos nossos especialistas!

Falar com um especialista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *