Como a contabilidade para clínicas médicas, pode te auxiliar na abertura de sua clínica

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:

Cada dia mais cresce o número de profissionais recém-formados na área médica. Diversos são os tipos de profissionais e profissões que capacitam o trabalho autônomo, com a possibilidade de montar o próprio negócio.
Este é o caso dos profissionais da área da saúde, médicos, dentistas, fisioterapeutas, entre muitos outros. É muito importante esse passo para a vida do profissional e planejar tudo detalhadamente é sinônimo de assertividade no mundo dos negócios.

Como abrir uma clínica médica?

Para abrir sua clínica médica alguns detalhes podem ser muito importantes, o que demonstra a necessidade da contratação de um escritório contábil especializado em contabilidade para clínicas médicas, como item fundamental da estratégia para o seu empreendimento.

Estudando a melhor proposta de abertura da sua clínica médica

Para abertura de uma clínica médica, assim como qualquer outra empresa de outro ramo de atuação, existe toda uma burocracia já conhecida por muitos. O que diferencia a clínica médica das demais é a responsabilidade técnica e a natureza jurídica proposta.
Deste modo é importante avaliar o tipo de sociedade que se enquadra na abertura da clínica médica. Portanto, antes de iniciar o processo de abertura da empresa, é indicado realizar uma análise de como será a sociedade da mesma. O seu contador, especializado em contabilidade para clínicas médicas é fundamental neste processo.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A Somus pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Formalizando a sociedade entre médicos

No caso de a sociedade ser constituída por sócios médicos, é mais indicado a Sociedade Simples, pagando deste modo um valor reduzido de ISS trimestralmente em pagamentos fixos.
A Sociedade Simples, por sua vez, é constituída por no mínimo duas pessoas, onde a pessoa jurídica realiza suas atividades intelectualmente, de natureza científica, artística ou literária, ainda que com a colaboração de auxiliares como cooperativas, por exemplo. Uma das atribuições da sua equipe de contabilidade para clínicas médicas, é te apoiar na formalização e escolha do melhor tipo societário para seu modelo de clínica médica.

Sociedade entre não médicos

Caso a empresa seja constituída por algum sócio não médico, a sociedade precisará ser aberta como LTDA na Junta Comercial. Neste caso o pagamento do ISS acontece sobre o valor total do faturamento mensal, cerca de 2% a 5%, sobre a Sociedade Empresária.
A Sociedade Empresária é a pessoa jurídica que visa o resultado econômico, busca registro e necessita obter a produção ou circulação de bens e serviços, como é o caso da Sociedade Limitada (LTDA). A empresa contábil que você contratou como parte da estratégia do seu plano de negócios, pode fazer esta simulação pra você, afinal, eles são especializados em contabilidade para clínicas médicas.

Analisando tributação de futuros funcionários

Eis aí outro fator chave que somente profissionais contábeis especializados em contabilidade para clínicas médicas podem te auxiliar: o planejamento tributário sobre futuras contratações.
Existem tributações diferentes para os mesmos profissionais em situações diferentes, como pessoa jurídica ou como pessoa física. Atualmente a preferência, principalmente em hospitais, é pela contratação de profissionais da área da saúde que são registrados como pessoa jurídica.
Isso acontece porque como pessoa jurídica os regimes tributários permitidos são o Simples Nacional, o Lucro Real ou ainda o Lucro Presumido. No Lucro Presumido, que é mais comum atualmente, a tributação fica em torno dos 15%.
Para os profissionais que respondem como pessoa física, o percentual tributário pode chegar a 27,5% (quase o dobro da pessoa jurídica).
Ainda neste caso, a clínica médica deverá pagar ao profissional da saúde pessoa física, 20% de INSS sobre o valor pago.

Avaliando futuras obrigações fiscais da clínica

Ainda que pequena, qualquer empresa tem a obrigação de manter a escrituração contábil e fiscal da mesma, sem contar das necessidades trabalhistas e legais.
No caso de uma clinica médica, não é diferente, principalmente por todas as peculiaridades que citamos acima. Toda situação contábil da clínica deve ser minuciosamente avaliada pela equipe de contadores especializados em contabilidade para clínicas médicas, através da organização da documentação, balanços, demonstrações de resultados, apuração de impostos e análise de fluxo de caixa.

E por fim…

Outras análises como enquadramento no regime de tributação adequada, emissão de guias, folhas de pagamentos, certidões, imposto de renda, entre muitos outros também são extremamente importantes no desenvolvimento da empresa.
Essas são apenas algumas citações de como a contabilidade pode te auxiliar na abertura da sua clínica médica.
Atualmente o ramo contábil, além de uma necessidade é também uma estratégia de negócios, por isso pesquise e invista sempre em bons profissionais, principalmente naqueles que são especializados no seu nicho de atuação. Logo, se você está pensando em abrir uma clínica médica,  não perca tempo, e contrate uma empresa contábil especializada em contabilidade para clínicas médicas, pois assim, você terá os melhores resultados e muito sucesso em seu empreendimento na área da saúde!
Até a próxima!
Se você curtiu este post, deve gostar também:

Classifique nosso post

Categorias

Categorias

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - Contabilidade em Brasília

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
A gestão financeira é a ação principal para que as…
Cresta Posts Box by CP