Saiba Como Abrir Uma Clínica Médica Com Um Bom Planejamento Financeiro - Contabilidade Em Brasilia - DF | Capital Assessoria

Saiba como abrir uma clínica médica com um bom planejamento financeiro

Fazer um bom planejamento financeiro é essencial ao abrir uma clínica médica. Com ele será viável crescer de forma sustentável e isso precisa começar antes mesmo da abertura da empresa. A má organização dos recursos pode causar endividamentos, impedir investimentos e até causar o fechamento do negócio. 

Para evitar isso, veja como é possível abrir uma clínica médica com um bom planejamento financeiro. Boa leitura! 

Planeje os investimentos necessários para abrir uma clínica médica

Antes de abrir uma clínica médica, é fundamental estudar o mercado e os concorrentes da região em que pretende atuar. Essa análise é muito importante para compreender qual será o seu tipo de negócio, qual vai ser o seu público-alvo e como ele se comporta — informações imprescindíveis para definir quais investimentos vão ser necessários. 

Os itens dependem do tipo de clínica que você vai abrir, a quantidade de funcionários, entre outros fatores. No entanto, veja alguns investimentos que precisam ser considerados ao abrir uma clínica médica: 

  • computadores e móveis da clínica; 
  • materiais médicos;
  • salários de funcionários;
  • taxas e encargos para abertura da empresa; 
  • água, luz, aluguel. 

Confira Nossos Serviços - Contabilidade em Brasilia - DF | Capital Assessoria

Escolha com atenção a localização da clínica

O público-alvo também é determinante para definir a localização da clínica. Se os clientes forem em sua maior parte pessoas de baixa renda, por exemplo, não faz sentido abrir a empresa em um local onde elas possuem dificuldade de chegar. 

Além da região, é preciso pesquisar muito para encontrar uma locação interessante e que seja compatível com os recursos disponíveis. É muito mais válido começar em um ambiente menor e se mudar quando a receita da clínica aumentar. Por outro lado, o espaço precisa abrigar confortavelmente todos os aparatos necessários para a realização dos serviços médicos, os pacientes e funcionários. 

Use a tecnologia para organizar as finanças

O planejamento financeiro é um documento, que precisa ser registrado e não apenas uma ideia. Como você deve ter notado, existem muitos dados que precisam ser descritos para manter a organização financeira da clínica. Felizmente, é possível aproveitar recursos tecnológicos para tornar o processo mais prático, bem como para visualizar o planejamento mais facilmente.

Outra vantagem é que as informações vão ser salvas na nuvem e isso impede que elas sejam perdidas, caso tenham problemas com o computador. O planejamento financeiro vai acompanhar a clínica durante todos os anos de atividade e manter o histórico é muito importante para analisar o contexto — algo que fica muito menos complicado com a utilização de um software financeiro. 

O planejamento financeiro é essencial para a definição do capital inicial para abrir uma clínica médica, bem como para direcionar os investimentos que serão executados para que ela saia do papel. Além disso, eles também são úteis para definir os valores dos serviços que vão ser oferecidos pela empresa, entre outras decisões estratégicas para o desenvolvimento do negócio. Vale destacar que o planejamento financeiro deve ser constantemente atualizado e analisado para que os benefícios sejam alcançados. 

Vai abrir uma clínica médica e precisa de ajuda para fazer o planejamento financeiro? Fale conosco

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Capital Contabilidade?

Somos uma Contabilidade em Brasilia, especialistas no seu negócio e poderemos ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @capitalcontabilidadedf

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Agora que você entende melhor sobre este assunto, entre em contato com um dos nossos especialistas!

Falar com um especialista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *