Produtividade Da Construção Civil

Como alavancar a Produtividade da Construção Civil no Brasil

A crise na construção civil, iniciada em 2015, levou o setor a quase meio milhão de demissões, mas pode ter servido como alavanca para o setor encontrar processos de melhoria da produtividade, tornando os canteiros de obra mais enxutos.

Profissionais da área, que estiveram debatendo o tema durante a crise, chegaram à conclusão de que, ao final da transformação provocada pela crise, a construção civil reaparecerá com mão de obra muito mais qualificada, apresentando também empresas com maior capacidade tecnológica e com um número maior de sistemas construtivos. Assim, a construção civil no Brasil poderá se tornar mais moderna e mais competitiva, trazendo maior produtividade.

Até o início da crise, as empresas de construção civil faziam o planejamento de suas obras com diferentes graus de assertividade, algumas conseguindo maior sucesso do que outras em sua produtividade, elevando, em consequência, a lucratividade apresentada.

O grande problema para as empresas, naturalmente, foi dar início a empreendimentos através de projetos básicos, que ainda não possuíam o necessário grau de detalhamento para oferecer uma visão global do projeto.

Em qualquer segmento, sabe-se que a estruturação dos processos tem um efetivo resultado na gestão e na construção civil não pode ser diferente. O aspecto que mais apresenta falhas na construção civil, atualmente (ou, pelo menos, até o início da crise), era a desconexão total entre produção e suprimento.

Os pedidos de compra sempre foram feitos no último instante, terminando por não atender o cronograma da obra e causando, inclusive, compras com especificação não adequadas, além do comprometimento no prazo de entrega, atrasando o andamento do projeto.

Como adotar os métodos de gestão para melhorar a produtividade na construção civil

Existem alguns métodos de gestão apropriados para garantir melhor produtividade, como é o caso da construção enxuta, ou “lean construction”, principalmente quando se trata de edifícios e conjuntos habitacionais.

Com a análise detalhada dos fluxos de produção, como deslocamento de operários, tempo perdido e desperdício, o gestor da obra pode ter meios de otimizar os processos, ajustando trajetos, fazendo as adaptações de ferramentas, reduzindo o tempo de espera e buscando eliminar as fontes de desperdício.

O problema do planejamento é crônico no Brasil. Enquanto em países mais desenvolvidos as empresas se dedicam com afinco ao detalhamento de projetos executivos e ao planejamento de cada obra, os engenheiros e técnicos brasileiros, na maior parte das vezes insistem em projetos básicos, trazendo economias em sondagens e topografia que não irão atender em definitivo os projetos. Apostar no correto planejamento é economizar na obra toda e não apenas em detalhes que podem trazer prejuízo no futuro.

Outro método de gestão imprescindível para alavancar a produtividade da construção civil no Brasil é a qualificação da mão de obra. A mão de obra sempre se mostrou a principal fonte de baixa produtividade e a escolha de profissionais adequados, mesmo que encareça um pouco mais nos salários, pode trazer maior lucratividade no decorrer do projeto.

Materiais e equipamentos atuando em prol da produtividade na construção civil

A escolha de materiais e equipamentos na construção civil gera impactos diretos na produtividade. Hoje existem materiais mais eficientes do que os utilizados normalmente, oferecendo maior rapidez a qualquer tipo de projeto e a aplicação de novos métodos também oferece mais eficiência, como vigas pré-moldadas, alvenaria estrutural e estruturas metálicas.

Com relação ao uso de equipamentos, as empresas de construção civil podem fazer uso de elevadores mais rápidos e de gruas flexíveis, conseguindo alcançar maior nível de produtividade. Com a correta utilização dos equipamentos, o resultado será muito mais eficiente, com melhor lucratividade para a empresa.

Nos Estados Unidos, depois da crise de 2008, as empresas de construção civil encontram um novo sistema de trabalho, usando como pauta o quadrinômio “eficiência, produtividade, segurança e lucratividade”. Certamente, este também deve ser o lema para nortear as empresas de construção civil no Brasil.

O programa Minha Casa Minha Vida trouxe um processo de transformação na construção civil que deve ter continuidade nos próximos anos. Foi através do programa que as empresas começaram a introduzir as gruas em canteiros de obras e foi também através dele que começou-se a utilizar a paletização para entregar produtos nos canteiros.

Os primeiros sinais foram dados para a construção civil começar a investir mais em planejamento, garantindo maior produtividade.

Hoje, os Estados Unidos trabalham muito mais com equipamentos do que com mão de obra, e a tendência deve ser aplicada entre as empresas de construção civil nacionais. Essa condição exige também que as empresas de construção civil invistam cada vez mais em treinamento, mesmo porque é uma exigência para o uso dos equipamentos.

Os equipamentos apresentam maior versatilidade, podendo ser usados tanto em áreas internas quanto externas, além de poder carregar mais cargas, atingir alturas mais elevadas e enfrentar terrenos acidentados.

A crise, certamente, está ensinando as empresas de construção civil, não apenas nos canteiros de obras de construções para habitação, mas também em áreas que envolvem grandes projetos.

Se sua empresa de construção civil está procurando melhorar os níveis de produtividade, alcançando patamares mais altos dentro do cenário nacional, procure uma equipe de profissionais especializados para orientar nesse caminho. A construção civil está voltando a crescer e isso exige modernização. Não deixe sua empresa de fora: comece a pensar antes que outras empresas o façam.

Até a próxima e muito sucesso!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Capital Contabilidade?

Somos uma Contabilidade em Brasilia, especialistas no seu negócio e poderemos ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @capitalcontabilidadedf

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Agora que você entende melhor sobre este assunto, entre em contato com um dos nossos especialistas!

Falar com um especialista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *