Contratar Mão De Obra Qualificada Para Construção Civil

Como contratar mão de obra qualificada para construção civil?

Contratar mão de obra qualificada na construção civil não é apenas uma necessidade, mas também uma exigência do mercado. Afinal, trata-se de uma das áreas que mais contratam no Brasil e tudo precisa ser bem calculado e vistoriado dentro de um planejamento criterioso.

Os empresários que atuam no setor devem não apenas investir em material de qualidade, mas também na mão de obra. Somente unindo materiais e mão de obra qualificada é que a empresa vai conquistar sua reputação no mercado e essa condição é bastante clara.

A falta de profissionais qualificados na construção civil, além do mais, vai gerar impactos diretos na evolução de cada projeto. Tudo pode acontecer, desde acidentes de pequeno porte a casos mais graves e, além disso, a aplicação dos materiais deve ser feita de forma adequada, sem perdas e desvios. Dessa forma, contratar mão de obra qualificada evita prejuízos maiores para a empresa.

Olha este post que sensacional para você: Recuperação de Crédito Tributário para Empresas de Construção Civil

As informações obtidas por institutos de pesquisa demonstram que uma empresa de construção civil pode economizar em torno de 30% em seus investimentos quando contrata profissionais capacitados para cada tipo de atividade, e isso ocorre porque um profissional com conhecimentos sabe exatamente a quantidade de material utilizar, evitando consumo excessivo de cimento, tijolo, areia e argamassa.

Devemos nos ater ao fato de que qualquer falha na execução de um projeto oferece grandes problemas para a empresa, tanto com relação a serviços que precisam ser refeitos, quanto a atraso na entrega da obra, ou mesmo o custo de material que precisa ser resposto, podendo fazer com que o projeto se torne inviável.

Os resultados negativos em longo prazo são ainda piores e podem gerar sérias consequências para a empresa de construção civil, e isso pode ocorrer desde acidentes com a rede elétrica, com a insatisfação do cliente e até mesmo com desabamento de obras. A contratação de mão de obra qualificada pode evitar todos os problemas.

Na construção civil, a empresa deve atentar para o fato de que até mesmo a demissão de um trabalhador pode trazer mais custos quando ele não foi contratado da forma correta, exigindo pagamento de rescisão de contrato e gastos com novos recrutamentos. Ao mesmo tempo, um empregado dispensado pode entrar com processos na Justiça do Trabalho, aumentando ainda mais os custos da empresa.

Por essas razões, contratar mão de obra qualificada deve ser uma prioridade para a empresa de construção civil. Os administradores devem ter em mente que, para que a empresa possa se destacar no mercado, o melhor caminho é trabalhar com qualidade, atendendo às necessidades de moradia bem-feita e planejada, dentro dos padrões exigidos.

A contratação de profissionais capacitados para cada função podem evitar todos os problemas e garantir a entrega do projeto dentro do prazo estipulado e, além disso, quando a empresa contrata bons profissionais, qualquer erro pode ser corrigido a tempo, seja de projeto ou de execução, principalmente porque profissionais experientes mantém a responsabilidade na execução de suas tarefas, gerando economia para a empresa.

Mais um post sensacional para você: Site para construção civil – como essa ferramenta pode impulsionar o seu negócio!

É certo que, atualmente, é um tanto complicado contratar mão de obra qualificada para a construção civil. No entanto, a administração da empresa pode encontrar os meios certos, criando um processo de seleção e recrutamento voltado para a prospecção de profissionais que possam atender às suas necessidades.

Entre as ações que a empresa pode tomar para conseguir trabalhadores experientes e qualificados, podemos destacar:

Os meios tradicionais de recrutamento e seleção ainda são bastante válidos, como a publicação de anúncios em jornais e em sites de emprego, onde a empresa pode divulgar as vagas existentes e as competências exigidas para cada uma delas.

Os anúncios devem especificar todos os requisitos desejados, solicitando a entrega de currículos ou, no caso de plataformas da internet, inserindo todos os dados de cada candidato.

É importante que a empresa ofereça um salário competitivo, principalmente porque a quantidade de ofertas de emprego na área é bastante alta. Depois disso, basta selecionar os melhores currículos, convocando para entrevista com um profissional experiente e proceder a contratação.

  • Indicação de outros profissionais

A indicação de outros profissionais do setor é um meio bastante eficiente para contratar mão de obra qualificada na construção civil. Normalmente, os profissionais se conhecem e sabem a qualidade de serviços e a experiência de antigos companheiros de trabalho e, nesse caso, quando há uma indicação, o contratado tem a responsabilidade de corresponder com as expectativas

  • Empresas de recrutamento e seleção

As agências de emprego oferecem atendimento especializado na seleção e recrutamento de profissionais da construção civil, já que se trata de um dos setores que mais contratam no país.

É importante, no entanto, contratar uma agência de confiança, que possa fazer o recrutamento e a seleção dentro dos padrões exigidos pela empresa de construção civil. A grande vantagem das agências de emprego é que elas já fazem a avaliação dos profissionais, reduzindo os custos da empresa na contratação.

Contratar mão de obra qualificada comprometida

Um fator que deve ser levado em consideração ao contratar mão de obra qualificada na construção civil é o comprometimento dos profissionais. Ou seja, não basta apenas ter conhecimento e experiência: cada profissional deve ter uma função e um papel definido na obra para que tudo possa seguir de acordo com o projeto.

A empresa de construção civil também deve assumir suas responsabilidades com relação a treinamento e especialização, investindo para que os profissionais contratados se sintam satisfeitos e realizados com o trabalho e com o contrato profissional.

Devemos lembrar que profissionais mais qualificados também se tornam mais comprometidos com os objetivos da empresa e, quando se investe em um trabalhador, ele se sentirá mais valorizado e, certamente, oferecerá o retorno pelo investimento nele aplicado.

Dessa maneira, a produtividade irá aumentar e a equipe estará mais motivada para atingir os objetivos com eficiência e rapidez. Ao mesmo tempo, a empresa de construção civil deve reconhecer os méritos de cada profissional, se pretende manter uma equipe unida, coesa e engajada.

Mão de obra qualificada na construção civil significa qualidade na obra e rapidez em sua execução e, assim, a empresa poderá conquistar um lugar de destaque em seu setor, oferecendo obras que atendem às necessidades e satisfazem os clientes.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Capital! Nós podemos te ajudar.

Sucesso e até logo.

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Capital Contabilidade?

Somos uma Contabilidade em Brasilia, especialistas no seu negócio e poderemos ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @capitalcontabilidadedf

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Agora que você entende melhor sobre este assunto, entre em contato com um dos nossos especialistas!

Falar com um especialista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *