Escritório De Engenharia Civil

Como reduzir custos de um escritório de engenharia civil?

A redução de custos de um escritório de engenharia civil pode ser feita com práticas de administração eficientes voltadas para suas atividades. É importante lembrar que se trata de uma empresa que já enfrenta determinados desafios para oferecer projetos que possam ser realizados com a máxima qualidade e em prazos cada vez menores.

Dessa forma, os profissionais devem se voltar para a implementação de condições que possam oferecer a necessária redução de custos e conduzir a empresa com mais folga financeira. Dentre as práticas que podem ser adotadas, sugerimos as seguintes:

Através de uma completa análise da estrutura do escritório de engenharia civil é possível saber quais são os maiores custos e quais os recursos indispensáveis para garantir a manutenção da qualidade dos serviços, fazendo a redução de uma forma mais criteriosa.

O principal objetivo é manter o bom funcionamento da empresa, permitindo que os projetos atendam os prazos solicitados e sejam elaborados com o máximo de qualidade, dentro das necessidades dos clientes.

  • Gestão de pessoas

A correta gestão de pessoas possibilita identificar a necessidade de capacitação da equipe, bem como definir os melhores perfis para cada atividade. O aproveitamento do potencial de cada profissional possibilita maior eficiência com consequente redução de custos, evitando retrabalho e mantendo a competitividade da empresa no seu mercado de atuação.

  • Capacitação dos profissionais

A capacitação dos profissionais do escritório de engenharia civil é um investimento que, em longo prazo, oferece redução de custos e maior eficiência. Através de um plano de capacitação anual, o escritório poderá incrementar mudanças e manter a qualificação de seus profissionais, conduzindo-os a atividades mais estratégicas e analíticas.

  • Evitando desperdício de tempo

A análise das atividades e processos do escritório de engenharia civil permite ter melhor conhecimento de desperdício de tempo, normalmente apresentados por processos manuais. Assim, por exemplo, a equipe de projetistas deve contar com um sistema automatizado para aumentar sua produtividade, mantendo a qualidade técnica dos projetos.

  • Gestão de fornecedores

A correta gestão de fornecedores é essencial para que o escritório de engenharia civil tenha mais condições de reduzir seus custos e evitar gastos desnecessários. O administrador deve dar especial atenção a todas as condições oferecidas pelos fornecedores, constatando sua capacidade técnica, mantendo a qualidade dos materiais recebidos.

  • Automatização de processos

A utilização de softwares específicos para projetos é uma das melhores formas de reduzir custos para o escritório de engenharia civil. O investimento em sistemas eficientes garante maior rapidez nos projetos e aumentam a produtividade da empresa.

Para o administrador, é importante entender que a gestão de seu escritório é que vai possibilitar manter sua sustentabilidade, ao mesmo tempo em que pode oferecer os melhores serviços em sua área de atuação.

  • Modernização da empresa

Na maior parte das vezes, quando se fala em modernização, pensa-se primeiro no custo desse tipo de investimento. Em longo prazo, no entanto, os resultados oferecem exatamente o contrário, ou seja, permitem reduzir custos, aumentar a eficiência e garantir maior produtividade.

A utilização de equipamentos mais modernos gera redução de custos de energia e maior rapidez. Dessa maneira, manter equipamentos de ponta possibilita que o escritório de engenharia civil tenha sensível redução de custos ao longo do tempo.

A modernização se mostra interessante também para outras atividades da empresa, como, entre outros, o compartilhamento de arquivos entre os profissionais, reduzindo o número de impressões e gerando economia de papel e de acessórios de impressão, enquanto que a digitalização de documentos permite economizar no armazenamento de papéis em arquivos físicos.

Outras iniciativas podem ser tomadas na administração do escritório de engenharia civil visando a redução de custos, como a substituição de copos descartáveis por copos individuais, a conscientização dos profissionais com relação à utilização de material de escritório e a própria organização do ambiente de trabalho, oferecendo melhores condições ambientais e gerando maior satisfação na execução das tarefas.

  • Terceirização de serviços

A terceirização de serviços é uma forma de reduzir os custos do escritório de engenharia civil. Contudo, é necessário avaliar o que pode ou não ser terceirizado, dentro das novas determinações da reforma trabalhista.

A terceirização de serviços da atividade fim do escritório, mesmo sendo permitida, pode não ser a mais interessante para a empresa, uma vez que a qualidade dos serviços pode não ser a mesma de funcionários contratados diretamente

No entanto, serviços como segurança, manutenção e limpeza podem ser executados por terceiros, reduzindo custos ao mesmo tempo em que são oferecidos melhores serviços. Além disso, a utilização de serviços de transporte através de aplicativos pode trazer grande redução no custo de consumo de combustíveis.

  • Redução de custos de energia

Um dos grandes ralos para as empresas é o consumo de energia elétrica. Principalmente quando o custo de produção de energia se torna mais alto, em decorrência da necessidade cada vez mais crescente e da produção termoelétrica.

A energia deve estar entre os itens que merecem maior controle, exigindo que o escritório de engenharia civil tome medidas para redução do consumo.

As medidas para redução de consumo de energia podem ser feita com pouco investimento, como a troca da iluminação por lâmpadas LED, a restrição de uso de ar condicionado em determinados horários, a conscientização da equipe de pessoal para desligar luzes e computadores, além de equipamentos eletrônicos no final do expediente.

Além disso, como se trata de um escritório de engenharia civil, medidas próprias podem ser aplicadas no próprio ambiente, utilizando janelas para a entrada de luz natural ou a instalação de painéis de energia solar.

A utilização de energia solar está entre as principais necessidades futuras para projetos de engenharia civil. Além de reduzir o consumo, havendo excedente de energia a mesma será utilizada pela rede e irá abater a conta de consumo mensal.

A redução de custos de um escritório de engenharia civil pode utilizar essas medidas e outras mais adequadas às suas próprias necessidades. Como se trata de um setor essencial para a sociedade em geral, o exemplo deve partir para soluções que possam ser implementadas nos projetos, oferecendo ainda mais qualidade para a construção de edifícios econômicos e adequados à exigência de preservação do meio ambiente.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Capital!

Sucesso e até logo.

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Capital Contabilidade?

Somos uma Contabilidade em Brasilia, especialistas no seu negócio e poderemos ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @capitalcontabilidadedf

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Agora que você entende melhor sobre este assunto, entre em contato com um dos nossos especialistas!

Falar com um especialista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *