Contabilidade Para Clínicas Odontológicas

Contabilidade para clínicas odontológicas: 4 erros que podem lhe gerar sérios prejuízos financeiros

Nada pode ser mais prejudicial e inviabilizar financeiramente uma clínica odontológica, que almeja o crescimento rápido, porém, sustentável, do que problemas de fluxo de caixa. Erros simples de escrituração na contabilidade de sua clínica odontológica podem causar um efeito cascata que resulta em graves problemas financeiros a serem administrados por seus gestores.

A maioria dos dentistas são especializados em seu ofício. Eles sabem muito bem como manter os dentes saudáveis. No entanto, a maioria dos dentistas não tem conhecimento específico das medidas adequadas para criar e manter um sistema de contabilidade para clínicas odontológicas preciso, que lhes permite compreender a verdadeira saúde financeira de seus negócios.

Executar de forma assertiva a contabilidade para clínicas odontológicas requer uma compreensão do consultório no que se refere à contabilização de suas despesas e receitas fixas e variáveis.

Por isso, preparamos este artigo, elencando os quatro principais erros mais comuns em contabilidade para clínicas odontológicas, e o impacto caro que esses erros podem causar.

  • Contabilidade para clínicas odontológicas – Não compreender a diferença entre o fluxo de caixa e lucro

As maiorias dos dentistas ao tentarem fazer sua própria contabilidade para clínicas odontológicas internamente não sabem ler e compreender os próprios relatórios financeiros. E quando precisam analisar os números de um determinado período, cometem um erro muito comum, porém oneroso para o negócio. Eles analisam apenas aquilo que chamam ou acham ser o lucro de suas clínicas.

O dentista, infelizmente, pensa, sem saber, que os números relacionados ao lucro, representam exatamente a quantidade de dinheiro disponível em caixa. O problema com isto é que a representação de lucro em seu relatório, não representa o dinheiro disponível para as compras. Como resultado, o dentista faz compras e incorre em taxas de cheque especial e taxas adicionais de cartões de crédito e financiamentos. O que acaba gerando prejuízo para o negócio.

Importante: O lucro, nada mais é do que o resultado de receitas menos despesas de um determinado período. O fluxo de caixa é o dinheiro entrando e saindo do negócio desde o início do mês até o final do mês. O lucro é calculado depois de completar uma declaração anual (e não mensal) de ganhos e perdas. Já o fluxo de caixa é calculado depois de completar a equação de fluxo de caixa, que consiste na correta administração das contas a receber, estoque e despesas de depreciação. O resultado desta equação do período representa o dinheiro real em caixa.

  • Contabilidade para clínicas odontológicas – alterar a escrituração contábil de transações financeiras de um período anterior

A clinica odontológica deve “fechar os livros” em uma base mensal. Fechar os livros inclui a conciliação das diferentes contas, elaboração das demonstrações financeiras, e muito mais. Depois que os livros forem fechados para o período, não se deve mais introduzir novas transações financeiras e os períodos fechados não podem mais sofrer alterações sob nenhuma hipótese.

Um erro comum e caro é tentar ajustar acidentalmente ou não as transações de um período anterior para justificar um custo ou receita, o que pode resultar em ajustes de balanço que não combinam com o saldo bancário final ou relatórios financeiros. Se este erro passar despercebido ou se tornar uma prática comum, todos os futuros relatórios, documentos fiscais, e figuras de caixa estarão incorretos. Isso pode acabar duplicando o custo para novas análises e ajustes corretos do caixa, para que não seja caracterizada fraude e a clínica odontológica não sofra com as severas penalidades impostas pelo fisco.

  • Contabilidade para clínicas odontológicas – Não usar um plano de contas para contabilizar receitas e despesas, de acordo com as utilizadas pela indústria dental

O plano de contas é usado para controlar a forma como o dinheiro é gasto ou recebido, e preparar os relatórios financeiros para a gestão adequada da clínica odontológica. Ao estabelecer um sistema de gestão contábil, contas especiais devem ser criadas e rastreadas de acordo com os padrões da indústria dental. Um erro comum cometido pelos dentistas é usar um gráfico geral de contas, ou ter um contador inexperiente que utiliza um plano de contas genérico para uma clínica odontológica. O resultado deste erro caro é que quando os relatórios financeiros forem gerados, eles não vão fornecer ao dentista o discernimento necessário para agilizar e aumentar a sua clínica odontológica de forma eficaz.

  • Contabilidade para clínicas odontológicas – Não trabalhar com um contador especializado

Trabalhar com um contador que é especializado em contabilidade para clínicas odontológicas irá garantir uma visão real e precisa das condições financeiras da clínica a todo o momento. Isso garante que as demonstrações financeiras da clínica serão sempre geradas de acordo com os critérios mais adequados e assertivos de uma boa contabilidade gerencial, a principal legislação vigente para a prática deste ofício e os padrões contábeis da indústria dental.

Conclusão

Gerir contabilmente sua clínica odontológica sozinho ou contratar uma empresa contábil que não seja especializada em contabilidade para clínicas odontológicas pode resultar em prejuízos financeiros irreparáveis

Como um dentista empreendedor, você vai notar esses erros quando infelizmente sentir que pode estar pagando impostos indevidamente ou à maior. Prejuízos financeiros ocorrem devido à falta de controles internos e uma contabilidade imprecisa e não confiável.

Uma boa gestão financeira começa com a compreensão de que sua clínica precisa contar com o apoio urgente de uma contabilidade para clínicas odontológicas especializada. Uma empresa contábil especializada em contabilidade para clínicas odontológicas pode te ajudar com precisão no planejamento tributário do consultório, a poupar tempo, a economizar dinheiro, e implementar um plano orçamentário eficaz, o que irá garantir a você, dentista empresário, a paz necessária para gerir com muito sucesso sua clínica odontológica.

Pense nisso e muito boa sorte!

 

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Capital Contabilidade?

Somos uma Contabilidade em Brasilia, especialistas no seu negócio e poderemos ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @capitalcontabilidadedf

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Agora que você entende melhor sobre este assunto, entre em contato com um dos nossos especialistas!

Falar com um especialista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *