Contabilidade Para Engenheiros

Contabilidade para Engenheiros

“Qual a importância da contabilidade para engenheiros na redução de impostos e aumento da lucratividade de uma empresa de engenharia?”

Todo mundo quer reduzir ou minimizar seus impostos, sejam impostos corporativos ou com trabalhos realizados como profissional liberal ou autônomo. Se você é engenheiro e quer ou  precisa reduzir seus impostos, entenda a importância da contabilidade para engenheiros e a boa relação custo-benefício de contar com profissionais contábeis experientes para cuidar das finanças do seu escritório ou empresa de engenharia.

Para o engenheiro que pretende trabalhar como profissional liberal existem diversas questões a serem pensadas, como, por exemplo, a localização do escritório, o marketing, as instalações e uma equipe eficiente. Contudo, é importante pensar também na contabilidade para engenheiros, principalmente com relação ao regime tributário escolhido para reduzir o recolhimento de impostos.

Para ajudar nesse processo, o profissional precisa contar com a assessoria e o apoio de um contador especializado, que tenha conhecimentos de tributação e que possa fazer as simulações para definir o melhor regime de tributação a ser adotado.

Em conjunto com o contador, é importante elaborar um planejamento tributário específico da contabilidade para engenheiros, definindo se o escritório de engenharia poderá optar pelo Simples Nacional ou se o profissional irá atuar como profissional liberal, escolhendo, evidentemente, a opção que for mais adequada para a redução dos impostos.

A escolha não pode ser feita aleatoriamente. Dependendo do faturamento, os regimes tributários podem ser diferentes. A nova opção pelo Simples Nacional, em alguns casos, não se apresenta tão vantajosa.

Ao elaborar o planejamento tributário para engenheiros, o contador irá fazer, de maneira simplificada, uma análise e algumas simulações sobre o escritório, buscando sempre a menor carga tributária e, dessa forma, oferecendo opções para que o escritório de engenharia tenha melhor resultado econômico.

A importância da contabilidade para engenheiros no planejamento tributário do escritório

De uma forma geral, qualquer empresa ou profissional liberal paga 33% do seu faturamento em impostos. O Brasil é um dos países com maior carga tributária no mundo todo e esse índice elevado é um dos principais responsáveis pelo fechamento de empresas e pela desistência de atuar como profissional liberal em muitas atividades.

Assim, é extremamente importante que seja feita uma análise criteriosa através da contabilidade para engenheiros, devendo a mesma ser feita por um profissional contábil que tenha bons conhecimentos da legislação, podendo ajudar o engenheiro a evitar uma situação desagradável juntos aos órgãos de fiscalização do governo.

Tanto na profissão de engenharia quanto em outras voltadas para a área de humanas, uma das menores preocupações das faculdades é passar conhecimentos sobre administração. Normalmente, os cursos se limitam a atender às necessidades da área escolhida pelo estudante e, quando ele se forma e busca se colocar no mercado, não tem uma ideia mais profunda sobre a questão e, muitas vezes, pode não escolher o modelo mais adequado para se estabelecer profissionalmente.

A contabilidade para engenheiros, portanto, deve ser uma das questões a ser analisada com cuidado pelo profissional. Trata-se de uma parte fundamental para qualquer tipo de empreendimento e, para que o profissional continue trabalhando, uma das exigências é que esteja atendendo a legislação tributária e fiscal.

Alertamos para o fato de que é essencial contar com um profissional de contabilidade com conhecimentos específicos. Assim, o engenheiro terá mais tranquilidade para realizar suas atividades e dedicar-se ao atendimento de sua clientela, sabendo que está atendendo toda as normas legislativas e fiscais.

Formatos tributários na contabilidade para engenheiros

Na contabilidade para engenheiros o profissional pode contar com diferentes formatos de tributação e de administração de seu empreendimento. Na área de prestação de serviços de engenharia é possível escolher entre os regimes tributários do Simples Nacional, do Lucro Presumido ou do Lucro Real.

O formato jurídico da empresa de engenharia pode ser definido entre profissional liberal (autônomo), empresário individual, Eireli ou Sociedade Limitada. Além disso, se a empresa também atuar com a construção dos próprios projetos, poderá ser enquadrada juridicamente como construtora.

Um ponto importante a ser observado é que, em quaisquer das condições escolhidas, sempre haverá obrigações contábeis e fiscais a serem cumpridas. Em alguns casos, os valores de impostos são descontados diretamente na fonte e, por isso, é importante ter conhecimento mais detalhado sobre os processos.

Atualmente, com os sistemas implantados pela Receita Federal, a fiscalização vem se tornando mais rígida e, dessa forma, se a empresa não cumprir com suas obrigações legais, poderá se tornar alvo de multas e outras sanções por parte dos órgãos de fiscalização. Por isso, é importante contar com um serviços de contabilidade para engenheiros especializados.

Sabemos que o sucesso de qualquer empreendimento depende de diversos fatores, e um dos mais importantes é o atendimento ao cliente. Um cliente satisfeito sempre recomenda o profissional de engenharia, oferecendo respaldo para sua permanência no mercado. Contudo, a contabilidade para engenheiros também deve estar entre os fatores que determinam o seu sucesso e sua razão de ser.

Contabilidade para engenheiros: como aplicar na prática

Para aplicar na prática a contabilidade para engenheiros é essencial, dessa forma, contar com um serviço especializado, de uma empresa de assessoria contábil que conte com uma equipe de profissionais que tenham muito conhecimento da área.

O mercado oferece inúmeros escritórios e profissionais dedicados à contabilidade, mas nem todos são especializados nesse ramo de atividade. Existem detalhes específicos na engenharia que demandam esse conhecimento e o engenheiro responsável por seu empreendimento deve dar a atenção merecida a essa questão.

Através de uma assessoria contábil especializada, o engenheiro poderá conduzir a gestão financeira de seu empreendimento com mais facilidade, dedicando-se com mais afinco às suas atividades profissionais, podendo, ao mesmo tempo, manter sua situação financeira sob controle e suas obrigações legais e tributárias em ordem.

Com o auxílio de um bom contador, o engenheiro poderá manter seu fluxo de caixa constantemente atualizado, fazendo a previsão correta dos pagamentos e compromissos de seu escritório, podendo investir naquilo que realmente interessa para seu empreendimento.

A contabilidade para engenheiros deve ser feita sempre dentro das práticas de contabilidade admitidas no Brasil, atendendo normas internacionais, sendo este um serviço imprescindível para o bom desempenho de qualquer escritório de engenharia.

Se você é um engenheiro autônomo e pensa em começar um negócio, ou já é dono de um escritório consolidado, nós podemos ajudá-lo a planejar com antecedência seus tributos e a colocar suas contas em ordem.

Somos uma empresa de Contabilidade em Brasília – DF e somo especialistas em Contabilidade para Engenheiros. Portanto, podemos lhe fornecer serviços completos com suporte fiscal e contábil, desde a contabilidade para engenheiros, folha de pagamento, até abertura e legalização de sua empresa de engenharia.

Ligue para nós hoje mesmo ou peça um orçamento instantâneo de nossos serviços de contabilidade para engenheiros!

Até breve…

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Capital Contabilidade?

Somos uma Contabilidade em Brasilia, especialistas no seu negócio e poderemos ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @capitalcontabilidadedf

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Agora que você entende melhor sobre este assunto, entre em contato com um dos nossos especialistas!

Falar com um especialista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *