Dicas De Finanças Para Clínicas Médicas - Contabilidade Em Brasilia - DF | Capital Assessoria

Dicas de Finanças Para Clínicas Médicas

[5 Perguntas Simples todo Empreendedor da Saúde Deveria Saber Responder!]

Antes de falarmos sobre as dicas de finanças para clínicas médicas, com as 05 perguntas que você precisa saber responder, temos duas perguntas extras a lhe fazer Doutor:

Você tem ideia de como anda a saúde financeira de sua clínica?

Sabemos que para você é extremamente importante cuidar de seus pacientes e fazer com que a saúde deles esteja em dia. Contudo, é necessário ter em mente que, para que isso seja possível, é preciso que sua clínica esteja em plenas condições de exercer todas as atividades almejadas e, para isso, sua gestão financeira precisa ser efetiva.

Mas… e como saber se as finanças da clínica médica vão bem?

Pensando em ajudar na identificação de possíveis problemas, fizemos este artigo com dicas de finanças para clínicas médicas,  para que você encontre um norte e tenha um diagnóstico assertivo de todo o departamento financeiro de seu negócio. 

Vamos lá? 

Confira Nossos Serviços - Contabilidade em Brasilia - DF | Capital Assessoria

Você está adequado ao Ponto de Equilíbrio?

Para que seja possível alcançar o sucesso empresarial, é necessário entender o ponto de equilíbrio contábil. 

Sendo assim, o ponto de equilíbrio ou break even point, baseia-se na quantidade de vendas de serviços e valor de faturamento que devem ser praticados para que sua clínica médica consiga manter-se, sem obter nenhum tipo de lucro ou despesa. Trocando em miúdos, o ponto de equilíbrio é, basicamente, o valor praticado para não hajam prejuízos e sua empresa mantenha-se em funcionamento.

Mas como calcular o break even point?

O cálculo é feito a partir de dois pontos primordiais: 

  • Despesas fixas: custos fixos para manter a clínica em funcionamento. Para isso deverão ser consideradas contas como: água, luz, telefone, internet, aluguel, salários e outras.
  • Margem de Contribuição: esta refere-se ao ganho bruto sobre as vendas de serviços. Para conseguir entendê-la é necessário calcular os custos de produção e despesas variáveis, acrescentando a este resultado o valor da margem de contribuição.

Contudo, vale frisar a necessidade de contar com o apoio de um contador profissional especializado em seu mercado para que não ocorram erros ao interpretar os resultados.    

O departamento financeiro da sua empresa funciona da maneira como você gostaria?

Tenho absoluta certeza de que quando iniciou o processo de abertura do seu consultório, tinha muitos objetivos e sonhos em mente, não é mesmo?

Sendo assim, imagino que – mentalmente ou em seu plano de negócios – você tenha estruturado um departamento financeiro ideal, que fosse capaz de atender às demandas – que diga-se de passagem, crescem cada vez mais – e os processos necessários para manter sua empresa em funcionamento, gerando os lucros necessários para garantir a qualidade de vida que você, médico empreendedor, sempre procurou.

Desse modo, vale saber se: durante todo o caminho percorrido até aqui, as coisas vêm funcionando como planejou. E, caso estejam, mas não haja efetividade, vale contar com o apoio de um profissional capaz de alavancar suas finanças. 

Seu consultório médico tem dívidas em atraso?

Ter uma visão realista sobre seu contas a pagar e contas a receber é um dos pontos primordiais para entender a rotina financeira, sendo assim, tenha total conhecimento sobre as necessidades e possibilidades que seu negócio vem te proporcionando.

Ter dívidas em atraso gera diversas outras dívidas que incidem diretamente em seu faturamento, fazendo com que ele diminua drasticamente e dificulte o investimento e inovações e melhorias.

E qual o seu percentual de inadimplência?

Assim como é extremamente prejudicial ter contas a pagar em atraso, ter valores a receber que ainda não foram quitados diminuem em muito a possibilidade de constituir melhorias internas, de modo a gerar maior conforto para os clientes, para que, além de seu ótimo atendimento, o ambiente também seja um fator determinante no momento de escolha.

Entende como todos os processos de seu consultório estão conectados?

Sendo assim, vale a pena conhecer muito bem tudo o que acontece em sua empresa e fazer de tudo para que seja possível transformá-la em um negócio de sucesso. 

Você possui crédito para utilizar em um momento de necessidade?

É necessário entender que essa pergunta não se refere ao cartão de crédito, mas sim às linhas de crédito que possibilitem “apagar um incêndio” financeiro quando for preciso.

Sei que muitas vezes não temos um bom “plano B” e esse – eu garanto a você – foi o erro de muitos médicos e médicas que não enxergaram a necessidade de procurar alternativas e acabaram encontrando dificuldades muito maiores pelo caminho.

Sendo assim, tenha sempre em mente a possibilidade de seguir por novos caminhos que te façam alcançar o mesmo objetivo. Afinal, “a ordem dos fatores não altera o produto”, certo?

E então, o que achou das nossas dicas de finanças para clínicas médicas de hoje?

Entre em contato conosco para tornar efetiva a gestão financeira do seu empreendimento, além de mantê-lo em total conformidade legal

É sempre um grande prazer ajudar!

Quero Agendar Uma Reunião - Contabilidade em Brasilia - DF | Capital Assessoria

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Capital Contabilidade?

Somos uma Contabilidade em Brasilia, especialistas no seu negócio e poderemos ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @capitalcontabilidadedf

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Agora que você entende melhor sobre este assunto, entre em contato com um dos nossos especialistas!

Falar com um especialista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *