Gestão Da Clínica Odontológica

Gestão da Clínica Odontológica: Vamos melhorar as metas de produção?

Quando os números de produção da clínica odontológica estão baixos, o resultado não é apenas prejuízo financeiro, mas também é frustrante para o dentista empreendedor.

A maioria dos dentistas muitas vezes não tem ideia de porque os pacientes estão fugindo do tratamento ou não estão aparecendo para os seus compromissos de consulta.  Infelizmente, isso abala a confiança dos empreendedores e os faz questionar se o motivo disso é a crise ou se estão falhando em algo para não atingirem as metas previamente planejadas.

Se você é um dentista, dono de seu próprio consultório odontológico e está passando por um período de produção medíocre, existem algumas estratégias que você pode adotar para melhorar seus números.

Hoje preparamos sete dicas para lhe ajudar a melhorar as metas de produção de sua clínica odontológica.  Vamos lá?

Se você não pensou nisso, mesmo tendo sua clínica odontológica há anos, talvez esta seja a hora. Os pacientes que procuram por um dentista ou um consultório odontológico querem ser atendidos numa clínica moderna, atualizada e que ofereçam os serviços de que tanto precisam com muita qualidade e eficiência.

Adicionando novos serviços e modernizando seus equipamentos e também o ambiente da clínica,  com certeza você vai atrair mais pessoas para o seu consultório odontológico.

Estas ações, por mais que pareçam simples, além de atrair novos pacientes, irão dar aos pacientes atuais mais razões para agendar o tratamento. E não só isso, mas, aprender novas habilidades também é fundamental para ajudá-lo a renovar a sua paixão pela prática da odontologia e ao mesmo tempo melhorar a eficiência da sua clínica dental, fatores que levam ao aumento da produção e consequentemente alcance das metas.

  • Considere a contratação de uma Coordenadora de Tratamentos

Se os pacientes não estão aceitando o tratamento, pode que eles não estejam entendendo o porquê de precisarem de um tratamento. Passar cinco a 10 minutos tentando explicar rapidamente os motivos de precisarem de tais procedimentos, geralmente não é suficiente.

Uma coordenadora de tratamento poderá levar tanto tempo for quanto necessário para, calmamente explicar os detalhes do tratamento e todos os benefícios que o mesmo irá trazer ao paciente. É um trabalho de educação dos pacientes sobre a importância de manter a saúde bucal em dia.

Este membro da equipe deve ser treinado em vendas e atendimento ao cliente. Sua função será acompanhar a evolução da compreensão dos pacientes após a apresentação inicial do tratamento, gerar um relacionamento paciente/consultório através dos diversos canais de comunicação disponível (e-mail, telefone, watsapp, dentre outros) e/ou novas reuniões para sensibilização individual ou em massa.

  • Conecte-se com seus pacientes

É muito mais provável seus pacientes agendarem o tratamento com você ou em sua clínica após eles criarem um vínculo de confiança com o ecossistema da clínica odontológica. Por isso, conheça seus pacientes e incentive os membros da equipe a fazerem o mesmo.

Construir um relacionamento com os doentes irá ajudá-los a sentir que existe uma conexão com a sua clínica odontológica, que irá mantê-los leais a você e abertos a aceitarem o tratamento.

Adotar uma metodologia educativa para seus pacientes também o ajudará a estabelecer essa ligação. Quando você se preocupa em educá-los e mostrar que isto é uma prática comum em seu consultório dental, você demonstra aos mesmos que se preocupa com o seu bem-estar, e isto pode fazer toda diferença ao vínculo de confiança e lealdade que eles terão com você e seu consultório odontológico.

Certifique-se de que seus pacientes entendem o valor dos serviços que prestam e as possíveis consequências se ignorarem o tratamento. Mostre-lhes o que está acontecendo em suas bocas e explique com clareza como você pretende tratá-los.

Se você olhar para cada interação com o paciente como uma oportunidade para educá-lo, você verá que em breve o número de produção de seu consultório odontológico começará a subir.

  • Melhore a eficiência

Todos os fatores são importantes para aumentar o seu nível de eficiência e os números de sua clínica odontológica. Por isso, deve ser uma prática constante a busca pela melhoria de seus processos, visando o aumento da produtividade em seus atendimentos.

Por exemplo, tenha certeza de que sua sala estará equipada com tudo que você precisará para o tratamento específico de cada paciente do dia, antes de iniciar os atendimentos.

Para que isso ocorra de forma eficiente, oriente o seu assistente a equipar a sala antes e/ou durante os atendimentos, de forma rápida e precisa para não incomodar aos pacientes que estão em atendimento. O assistente, com as fichas organizadas de cada paciente do dia em mãos, saberá quais os equipamentos e insumos serão necessários para que você não precise se ausentar da sala em busca de algum material durante o atendimento.

Este tipo de procedimento, quando bem executado, pode economizar o tempo de um atendimento até pela metade, porém sem comprometer a qualidade do procedimento odontológico que você esta oferecendo.

Trabalhar em equipe é um fator fundamental para a diminuição de desperdícios, principalmente de tempo, e provoca um crescimento gradual do nível de produtividade de toda equipe/hora.

  • Oferta de opções de financiamento

Muitos pacientes rejeitam o tratamento simplesmente por questões financeiras. Simplesmente não podem arcar com os custos.

Se você criar uma metodologia de pagamentos recorrentes, isto é, dividir o tratamento em pequenos pagamentos mensais, você pode mudar este quadro.

Se os pacientes souberem que a mensalidade que pagarão a você mensalmente, caberá em seus orçamentos, certamente o seu poder de persuasão em relação ao aceite do tratamento será maior.

Desembolsar grandes quantias de uma vez, pode assustar a um potencial paciente. Por isso, considere oferecer formas de financiar o tratamento. Faça parceria com instituições financeiras, e crie metodologias de facilitar o pagamento, sem afetar o seu lucro.

Pense num planejamento de lucratividade de cauda longa. Converse com seu contador a este respeito, pois esta pode ser a solução para melhorar a produção de sua clínica odontológica.

  • Não negligencie sua carteira atual de pacientes

Enquanto muitos dentistas se concentram apenas em ações para atrair novos pacientes para a sua clínica odontológica, visando assim melhorar o nível de produção, eles se esquecem de que tem um grande tesouro dentro de sua própria carteira de clientes/pacientes.

Diferencie-se nisso. Concentre-se em manter seus pacientes atuais felizes, oferecendo-lhes conteúdos educativos, e serviços de qualidade naquilo que eles precisam.

Crie um plano de benefícios por fidelidade e ofereça-lhes um atendimento excepcional. Faça com que seu serviço de atendimento ao cliente aumente o nível de satisfação de seus pacientes. Proporcione a eles um ambiente amigável, confortável e faça com que estes pacientes se sintam importantes.

Se você criar ações que demonstrem ao paciente da carteira que eles são especiais, certamente os mesmos permanecerão fiéis a sua clínica odontológica.

Tenha em mente que custa cinco vezes mais atrair novos pacientes para o seu consultório odontológico, do que para manter os pacientes que você já tem. Seus pacientes atuais podem ser a sua melhor equipe comercial, e sua maior fonte de referência para atração de novos pacientes, não se esqueça disso!

Se eles saírem de seus consultórios felizes, eles provavelmente irão contar para a família e para os amigos sobre grande experiência que você os proporcionou. Eles irão postar em suas mídias sociais, já pensou nisso? Será que isso ajudará a atrair novos pacientes para a sua clínica odontológica?

Lembre-se: cuidar muito bem de seus atuais pacientes,  pode ser a maior e melhor receita para o aumento de sua produção e do seu faturamento.

  • Confirme os agendamentos

Os agendamentos de consultas cancelados ou não cumpridos podem custar à sua clínica odontológica, milhares de reais a menos em receitas perdidas a cada ano. Por isso você precisa criar ações preventivas urgentemente para que isso não ocorra.

Ligar para cada paciente no dia anterior à consulta certamente pode ajudar a diminuir este risco. Porém, se o paciente cancelar, será que você conseguirá colocar outro paciente no lugar?

Uma das primeiras ações que você deve adotar em sua clínica odontológica para diminuir este índice negativo, é ter o cadastro de todo tipo de contato que você pode manter com cada paciente, e também as formas como os mesmos gostam de ser contatados. Após isso você pode, por exemplo, enviar um e-mail com uma semana de antecedência para lembrá-lo da consulta. Enviar também um SMS e um lembrete pelo Watsap dois dias antes da consulta, e então ligar um dia antes para confirmar se o mesmo comparecerá ao tratamento no dia e horas agendados.

Estas são ações simples, porém, que podem fazer toda diferença nos números de sua produção mensal.

  • Relacionar-se com seus pacientes, é a melhor forma de mantê-los leais à você

O termo relacionar-se com seus pacientes deve ser o termo mais respeitado dentro da política de qualidade de sua clínica odontológica.

Já citamos acima, várias formas de você se relacionar com seus pacientes para que eles se sintam especiais e importantes. Porém, agora queremos falar sobre o pós-consulta, uma metodologia que pode fazer toda a diferença em suas metas de produção.

Todas as ações descritas acima, foram para atrair os pacientes a realizarem o tratamento. Mas, quais ações durante o tratamento os farão sentirem-se realmente especiais quando os mesmo não estiverem no ambiente de sua clínica odontológica?

Confeccionar materiais educativos, enviar newsletter nos e-mails, publicar matéria no site da clínica é essencial para manter o seu paciente conectado ao ecossistema de seu consultório odontológico. Porém, uma das ações que mais tem dado resultado para algumas clínicas odontológicas, que estão surfando financeiramente em meio à crise, sem perder em número de produção, pacientes ou faturamento, é o atendimento pós-consulta.

O atendimento pós-consulta consiste em manter contato com o paciente constantemente durante o seu tratamento. Algumas clínicas odontológicas criaram uma metodologia que consiste em:

O paciente tem sua consulta marcada para às 16:00h. O mesmo compareceu a consulta, realizou o tratamento e se despediu da clínica. Os assistentes analisam o prontuário do paciente, e verificam que o mesmo precisa comprar determinada medicação e que também precisará respeitar horários específicos para cada dose do remédio. Os assistentes criam um grupo pelo watsap com o paciente para saber do seu estado pós consulta, e passam a lhe enviar lembretes sobre os horários da medicação. Isto dá uma liberdade também ao paciente de informar se acontecer algum tipo de intercorrência que o faça sentir-se incomodado ou algum tipo de desconforto em relação ao procedimento executado pelo dentista. Tal nível de contato, possibilita o envio de dicas sobre procedimentos caseiros para que o paciente tenha um maior conforto em seu tratamento.

Talvez você esteja pensando. Isto é uma bobagem!

Pois garantimos a você que não é. Estes procedimentos têm sido adotados por vários segmentos de serviços na área médica e também em outros nichos de mercado de serviços, e têm feito toda a diferença na fidelização de clientes ou pacientes.

Depoimentos em pesquisas mostram que ações diferenciadas de atendimento, fazem os clientes/pacientes sentirem-se especiais e fazem também com que os mesmos se tornem promotores das marcas.

O cumprimento de metas de produção diária é a chave para uma clínica odontológica bem-sucedida.

Esperamos de verdade que estas dicas o ajudem a aumentar seus números de produção e o alcance das metas de faturamento e crescimento de seu consultório odontológico.

Pensem nisso e ótimos negócios!

 

Agora que você entende melhor sobre este assunto, entre em contato com um dos nossos especialistas!

Falar com um especialista


Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Capital Contabilidade?

Somos uma Contabilidade em Brasilia, especialistas no seu negócio e poderemos ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @capitalcontabilidadedf

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *