Gestão Da Empresa De Construção Civil

Gestão da empresa de construção civil: como fazer?

A gestão da empresa de construção civil certamente apresenta grandes desafios para o empresário. É necessário atender aos cronogramas, sempre apertados, trabalhar com orçamentos enxutos, garantir uma boa produtividade e controlar os processos que envolvem a empresa.

O primeiro passo para a gestão da empresa de construção civil é manter um planejamento eficiente, conhecendo os projetos em que ela está envolvida e elaborando um plano de trabalho eficiente, procurando sempre minimizar os problemas que possam se apresentar.

Na empresa de construção civil é necessário envolver todos os responsáveis para que os objetivos sejam alcançados, gerenciando pessoas, materiais e processos com a mesma linha de critérios, conseguindo solução para o bom andamento das obras.

As equipes de trabalho na gestão da empresa de construção civil

Um dos grandes problemas para a gestão da empresa de construção civil está relacionado com o pessoal. O mercado tem oferecido mais profissionais do que o necessário, mas, na maior parte das vezes, com qualificação abaixo do necessário.

Para as pequenas e médias empresas da construção civil torna-se ainda mais difícil, já que os profissionais mais qualificados são contratados por empresas de grande porte, que podem oferecer salários e benefícios mais atraentes.

A gestão da empresa de construção civil com relação aos recursos humanos exige a implantação de um plano de carreira que apresente aos empregados possibilidades de crescimento dentro da empresa, mostrando que o salário não é o único benefício oferecido, fazendo com que eles entendam sua importância e responsabilidade com relação aos objetivos empresariais.

As obras na gestão da empresa de construção civil

Entendendo a importância do pessoal na gestão da empresa de construção civil, o segundo ponto que deve ter atenção é a gestão de obras, que deve ser monitorada em cada etapa de cada projeto, atendendo a todos os problemas que, inevitavelmente, aparecem a todo momento na construção e que, muitas vezes, são imprevisíveis.

As obras devem manter um índice de produtividade, mantendo a qualidade de acordo com os projetos, exigindo constante atenção por parte dos gestores.

Com esses dois pilares básicos, a gestão da empresa de construção civil pode aplicar as ferramentas mais acertadas para que possa ter bom andamento:

      1-Orçamentos assertivos

Na gestão da empresa de construção civil, os orçamentos devem estar o mais próximo possível daquilo que deve ser concretizado, sabendo-se de antemão os preços de insumos e de mão de obra na região de execução da obra.

Os orçamentos exigem o cálculo de composições unitárias, de encargos, de tributação e de formação de preços, considerando-se também as variações pertinentes em cada caso, decorrentes da inflação e da possível flutuação de preços de insumos ou de alterações tributárias e econômicas que possam limitar a validade do orçamento.

Os custos de materiais, equipamentos, insumos e mão de obra devem ser bem identificados, quantificados e mensurados, utilizando-se padrões de medidas adequados para cada item.

      2-Cronograma lógico e eficiente

O cronograma das obras deve ser eficiente, começando pelo levantamento e listagem de todas as atividades necessárias para a viabilização do empreendimento. Com o orçamento bem delineado, torna-se mais fácil preparar as quantidades corretas de insumos e de serviços, além dos equipamentos exigidos para a construção.

O cronograma de cada obra deve seguir a ordem lógica de execução, facilitando o estabelecimento de datas para a conclusão de cada etapa e sinalizando a interdependência entre as atividades.

      3-Cronograma físico-financeiro

Na gestão de empresa de construção civil, o cronograma físico-financeiro permite distribuir na linha do tempo o avanço físico do projeto, obtendo-se estimativas sobre o que será necessário para cada etapa, valores que devem ser desembolsados e pessoal que será utilizado.

O cronograma físico-financeiro permite o planejamento de custos do projeto e a concretização de melhores negociações financeiros, dando condições de acompanhamento da evolução da construção e dos gastos estimados.

      4-Responsabilidades trabalhistas

Um dos fatores que provocam mais problemas na gestão da empresa de construção civil são as responsabilidades trabalhistas. É necessário, portanto, dar toda a atenção ao planejamento de todas as rotinas e de como são contratados os empregados.

Acompanhar e seguir a legislação irá reduzir os riscos de processos e de prejuízos de ordem social e financeira.

A empresa de construção civil pode aumentar a produtividade dos empregados através de um sistema de gestão de qualidade, reduzindo custos e desperdícios e garantindo maior controle sobre os processos, mantendo a organização interna.

A gestão da empresa de construção civil deve considerar também ações para garantir a pontualidade na conclusão das etapas e um fluxo de caixa eficiente, facilitando o pagamento de salários e evitando paralisações que possam provoca atraso no andamento do cronograma.

       5-Motivação da equipe de trabalho

A gestão da empresa de construção civil deve se estender ao canteiro de obras objetivando melhor organização do trabalho e boa liderança da equipe. O grande desafio no gerenciamento de equipes está na administração de conflitos, na empatia e no respeito às individualidades, fazendo com que cada profissional entenda suas funções e as exigências do trabalho em equipe.

A boa gestão da equipe permite que se possa reter talentos e conseguir o máximo da equipe de trabalho, estimulando boas práticas e garantindo a qualidade dos serviços.

       6-Assessoria especializada

A gestão da empresa de construção civil não pode dispensar o apoio de uma assessoria especializada, permitindo que o empresário ou os gestores tenham maior disponibilidade para atendimento dos objetivos da empresa.

Profissionais que tenham conhecimento sobre tributação, legislação trabalhista e contabilidade na área da construção civil irão permitir melhor gerenciamento da empresa e garantir que ela atinja seus objetivos, como planejado.

Pense nisso e até a próxima!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Capital Contabilidade?

Somos uma Contabilidade em Brasilia, especialistas no seu negócio e poderemos ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @capitalcontabilidadedf

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Agora que você entende melhor sobre este assunto, entre em contato com um dos nossos especialistas!

Falar com um especialista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *