Contabilidade Para Construção Civil

A importância da contabilidade para construção civil

Em função das características do segmento, a construção civil pode apresentar perdas e desperdícios de materiais com valores significativos para qualquer projeto em andamento. A contabilidade para construção civil chega para evitar problemas que podem afetar o projeto de forma grave.

Para entendermos melhor a importância da contabilidade para construção civil, devemos conhecer a diferença entre perdas e desperdícios, já que são conceitos diferenciados:

  • Quando falamos em perda, estamos tratando de projetos mal dimensionados, de custos não previstos, de quebras, extravios e furtos de materiais, que provocam redução dos lucros em razão da necessidade de reposição;
  • Ao se falar em desperdício, estamos nos referindo à forma de utilização dos materiais, como aproveitamento inadequado, falta de conhecimento em sua aplicação e necessidade de reposição pela utilização equivocada.

Em ambos os casos, a consequência é uma só: maior custo para a obra, situação que pode e deve ser evitada pela contabilidade para construção civil, que deve manter um rígido controle de compras e estoque e ser feita de forma criteriosa e detalhada.

Na construção civil, é necessário levar em consideração não apenas a utilização de materiais, mas também a aplicação de equipamentos e mão de obra, ampliando ainda mais a possibilidade de perdas.

Assim, é necessário implantar o gerenciamento correto, inclusive com a gestão de pessoal, minimizando os riscos de perdas por queda de produtividade em razão de acidentes ou de pagamento de horas extra sem necessidade.

Na utilização de equipamentos, é preciso maior acompanhamento por parte da supervisão, evitando quebras ou falhas, que vão exigir custos excessivos com a manutenção , gerando maior custo para o projeto e resultando em menor lucratividade.

Para garantir que o projeto tenha um bom andamento, a contabilidade para construção civil deve manter determinados controles, identificando e reduzindo as perdas mais comuns, como:

  • Processos inadequados que possam gerar perdas;
  • Transporte de materiais sem planejamento;
  • Superdimensionamento da obra;
  • Possíveis acidentes de trabalho;
  • Falta de manutenção dos equipamentos.

Usando a contabilidade para construção civil a fim de reduzir perdas

Através de controles mais adequados, a contabilidade para construção civil possibilita uma melhor gestão e a redução de perdas decorrentes das causas apresentadas, informando aos administradores a necessidade de tomar as melhores decisões para evitar prejuízos.

Na contabilidade para construção civil existe uma particularidade em relação às outras empresas, principalmente com relação ao seu ciclo. Isso significa que enquanto uma empresa trabalha com o exercício fiscal, um projeto de empreendimento imobiliário pode levar mais do que esse tempo, exigindo a apuração dos resultados em outros regimes contábeis.

Entre esses regimes, a contabilidade para construção civil pode escolher o regime de competência, em que os lançamentos de compras e vendas devem ser feitos na data do fato gerador, não importando a data de pagamento ou de recebimento.

A apropriação das receitas e despesas é feita segundo a data da emissão dos documentos e não quando os seus respectivos valores entram ou saem do caixa.

O segundo regime contábil é o regime de caixa, onde é considerado o registro da documentação na efetiva data de pagamento ou de recebimento, mantendo a contabilidade para construção civil com a apuração das receitas e despesas dentro do mês em que foram efetivamente pagos ou recebidos.

Na contabilidade para construção civil, a receita deve ser lançada quando as unidades são vendidas e o pagamento normalmente é feito a prazo. Portanto, a receita só pode ser apropriada quando for efetivado o pagamento, possibilitando a verificação do cálculo dos impostos.

Dessa maneira, no gerenciamento da contabilidade para construção civil, é preciso considerar tanto o regime de competência quanto o de caixa, uma vez que os relatórios podem se complementar, apresentando os resultados de cada projeto.

Os regimes devem ser analisados, já que a empresa pode ter um grande volume de vendas que apresentam lucros no demonstrativo de resultados, embora vá haver falta de disponibilidade de dinheiro em caixa, já que as vendas são feitas a prazo.

Além disso, a contabilidade para construção civil deve dar atenção especial aos custos, registrando todos os pagamentos efetivamente feitos ou decorrentes do processo de produção do projeto imobiliário.

Os custos na contabilidade para construção civil

Na contabilidade para construção civil é preciso lançar todos os custos referentes a bens e serviços, separando os em contas específicas e detalhadas, com a devida classificação para cada empreendimento.

Para conhecer o resultado de cada projeto, o custo somente deve ser apropriado da efetivação da receita de quaisquer parcelas especificadas nos contratos de compra e venda dos imóveis.

Portanto, a contabilização de custos na contabilidade para construção civil deve ser proporcional às parcelas recebidas, permitindo que o resultado de cada exercício seja o mais correto possível.

A contabilidade para construção civil, quando feita da forma correta, irá apresentar a situação real da empresa, com o resultado do exercício espelhando o que efetivamente foi praticado. Converse com seu contador sempre que tiver qualquer dúvida sobre a contabilidade e mantenha os lançamentos sempre atualizados para conhecer a real situação da empresa.

Confira algumas dicas para alavancar a produtividade da construção civil.

Até logo!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Capital Contabilidade?

Somos uma Contabilidade em Brasilia, especialistas no seu negócio e poderemos ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @capitalcontabilidadedf

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Agora que você entende melhor sobre este assunto, entre em contato com um dos nossos especialistas!

Falar com um especialista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *