CONTABILIDADE PARA PRESTADORES DE SERVIÇOS

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE PARA PRESTADORES DE SERVIÇOS

Quando falamos da importância da contabilidade para prestadores de serviços, somos automaticamente redirecionados para uma pergunta clássica: “eu preciso ter um contador?”

Essa pergunta poderia ser respondida com um simples “sim”, já que, pelo novo Código Civil brasileiro, toda empresa deve seguir um sistema de contabilidade e apresentar, anualmente, o Balanço Patrimonial.

Porém, não vamos nos basear apenas na obrigatoriedade do Artigo 1.179. O contador é um profissional essencial em qualquer empresa.

Primeiro porque abrir uma empresa com o auxílio de um profissional contábil é muito mais fácil. Toda a burocracia e o tempo de espera para que a empresa possa começar a funcionar são simplificados e reduzidos de forma considerável.

Com isso, o contador pode acompanhar o empreendedor durante toda a fase de planejamento, garantindo que nenhum centavo do dinheiro investido seja desperdiçado. E, por planejamento, entenda que também estamos falando da escolha de um regime tributário adequado, o plano de negócios e o equilíbrio das finanças.

O melhor de tudo: esse trabalho não se limita apenas ao processo que antecede a abertura, mas se estende a toda a operação do negócio. O limite é imposto pelo empreendedor.

E ONDE ENTRA A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE PARA PRESTADORES DE SERVIÇOS?

Não é incomum que prestadores de serviços operem de forma informal ou como profissionais autônomos. Há também aqueles que já trabalhavam como Pessoas Físicas, por não terem tanto conhecimento sobre as vantagens de estarem registrados como Pessoas Jurídicas e possuírem, ao seu lado, serviços contábeis eficientes.

E esse é um erro que pode custar muito dinheiro. Se o empreendedor decide não investir na contratação de um contador, a fim de conseguir alguma economia de recursos financeiros da empresa, precisa atentar-se à possibilidade de estar, na verdade, jogando dinheiro fora.

Essa possibilidade acontece porque, muitas vezes, o empreendedor não possui os conhecimentos necessários para adotar um regime tributário que se adeque à realidade da empresa e seu campo de atuação, o que leva a gastos desnecessários com impostos.

OS REGIMES TRIBUTÁRIOS:

  • Simples Nacional;
  • Lucro Real;
  • Lucro Presumido.

A importância da contabilidade para prestadores de serviços está aí: reduzir o que é gasto de forma desnecessária com os impostos e garantir que esse dinheiro possa ser direcionado para outras prioridades.

QUAIS OS IMPOSTOS A SEREM PAGOS POR UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS?

As empresas prestadoras de serviços possuem alguns encargos obrigatórios a serem pagos, que podem variar, de acordo com a área de atuação do negócio.

São eles:

  • IRPJ;
  • PIS;
  • COFINS;
  • CSLL;
  • ISS;
  • Contribuições previdenciárias;
  • ICMS.

Entender quais devem ser pagos ou não é tarefa do contador. O administrador do negócio deve se dedicar, de forma integral, às outras tarefas da sua rotina empresarial.

Uma das variações está no ISS, que pode flutuar de 2% a 5%, dependendo do serviço, por exemplo.

A forma como a cobrança acontece também costuma variar, de acordo com cada região, que pode funcionar de forma proporcional à receita recolhida.

Entretanto, são muitas regras diferentes e muitas outras exceções. Portanto, o contador se torna indispensável, a fim de sanar as dúvidas existentes a respeito da tributação.

Indo mais além, a importância da contabilidade para prestadores de serviços auxilia na tomada de decisões por parte do empresário. Ao contribuir com dados exatos, o contador fornece informações suficientes para que as decisões sejam realizadas de forma estratégica e assertiva.

Agora você já sabe a importância da contabilidade para a prestação de serviços. Que tal rever os seus planos e contar com a ajuda de alguém especializado?

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Capital. Temos o que você precisa para aumentar sua lucratividade e a sua produtividade. Será um prazer falar com você e ajudá-lo!

Até logo!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Capital Contabilidade?

Somos uma Contabilidade em Brasilia, especialistas no seu negócio e poderemos ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @capitalcontabilidadedf

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Agora que você entende melhor sobre este assunto, entre em contato com um dos nossos especialistas!

Falar com um especialista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *