Papel-da-contabilidade-na-gestão-empresarial-de-um-comércio

O papel da contabilidade na gestão empresarial de um comércio

Afinal, qual o papel da contabilidade na gestão empresarial de um comércio?

Muito empreendedores fogem das questões consideradas mais técnicas da contabilidade, isso tudo por ser complicado demais. Empreendedores gostam de facilidade e praticidade.

Mas, é importante ressaltar que o caminho do sucesso nunca foi fácil para ninguém. Afinal, é justamente a contabilidade que ajuda a criar as condições necessárias para que o empreendimento se sustente e possa alcançar o sucesso.

Para ser mais específica, hoje vou falar do comércio. Acompanhe aqui qual o papel da contabilidade na gestão empresarial de um comércio:

Saúde em dia

Essa é a principal vantagem. Ter uma boa contabilidade é a manutenção da saúde do negócio, ou seja, o equilíbrio das finanças da empresa ao longo do tempo, para que a empresa possa remunerar seus sócios e cumprir suas obrigações com o governo, seus funcionários, fornecedores e clientes.

Fazendo isso, a empresa evita problemas de relacionamento que podem colocar em risco, não somente sua imagem e reputação, mas, também, sua operação no futuro.

Decisões estratégicas

Ter os serviços de contabilidade facilita a tomada de decisões para investimentos. Também é importante na hora de contratar pessoas, desenvolvimento de novos produtos, campanhas de marketing e outras ações que ajudam na evolução da empresa.

Menos impostos

Infelizmente, não podemos passar por cima dos impostos, até por que hoje em dia os impostos são obrigatórios para que o governo ofereça as condições adequadas para as empresas conduzirem suas atividades.

E creio que ninguém gosta de pagar mais do que se deve, não é mesmo?

Tendo uma gestão empresarial com a contabilidade bem estruturada ajuda a avaliar o melhor regime de tributação em função do momento vivido pela empresa, assim como identificar a melhor hora de alterá-lo. Pagando sempre o valor justo.

Organização impecável

Muitas empresas fazem controles contábeis apenas para constar. Por isso, um dos grandes benefícios da contabilidade bem feita é a capacidade de uma empresa manter controles rigorosos como o balanço, fluxo de caixa, capital de giro entre outros.

Essas ferramentas ajudam o empreendedor a visualizar um retrato mais preciso da situação vivida pelo negócio e identificar oportunidades para alavancá-lo.

Esses são os papéis da contabilidade na gestão empresarial de um comércio, espero ter esclarecido todas as suas dúvidas.
Mas, caso ainda tenha alguma, não hesite em entrar em contato conosco!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Capital Contabilidade?

Somos uma Contabilidade em Brasilia, especialistas no seu negócio e poderemos ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @capitalcontabilidadedf

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Agora que você entende melhor sobre este assunto, entre em contato com um dos nossos especialistas!

Falar com um especialista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *