Psicologo Pode Ser Empresario Individual Qual O Melhro Regime Tributario Post - Capital Assessoria

Psicólogo pode ser empresário individual? Qual o melhor regime tributário?

Deseja saber se psicólogo pode ser empresário individual? Então confira a postagem que nós, da Capital Contabilidade, preparamos para você e tire todas as suas dúvidas!

Ao iniciar as suas atividades como profissional da área psicológica, é comum o questionamento: “Psicólogo pode ser empresário individual?”.

Uma vez que o valor dos impostos a serem pagos por uma pessoa jurídica são bem menores que uma pessoa física e você deseje atuar como liberal, é necessário saber se a sua atividade pode ser tributada como empresário individual.

Então, para te ajudar a entender melhor se é permitido ou não o seu ingresso no mercado como psicólogo liberal e ainda descobrir o melhor regime tributário para o seu negócio, confira agora mesmo a nossa postagem!

Psicólogo pode ser empresário individual

Sim, o profissional psicólogo pode abrir empresa como empresário individual, contudo, com algumas restrições!

Justamente por se tratar de uma atividade intelectual, de natureza científica, a Lei nº 10.406, de 10 de Janeiro de 2002, do Código Civil brasileiro, em seu artigo 966, diz que:

Art. 966. Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.

Parágrafo único. Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa.

Sendo assim, o ingresso do profissional na modalidade empresarial de Microempreendedor Individual (MEI) torna-se restrito a esses profissionais.

“Como assim?! Me explica melhor, psicólogo pode ou não pode ser empresário individual?”

Pode, mas psicólogos não podem ser MEI!

Visto do ponto de que o psicólogo trabalhe como liberal, por conta própria, sim, o psicólogo pode ser empresário individual, sendo assim registrado nas modalidades empresárias:

  • Empresário Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI), possuindo o mínimo de patrimônio equivalente a 100 vezes o valor do salário-mínimo estabelecido no ano;
  • Empresário Individual (EI), é uma opção válida ao ingresso, contudo, apresenta algumas várias no valor que será tributado da sua empresa, uma vez que seus impostos podem chegar até 27,5% de alíquota a ser tributada; e
  • Sociedade Unipessoal, destinada ao profissionais que desejam ter todos os direitos e obrigações de um sociedade empresarial, no entanto, constituída por um único profissional.

Exerça sua atividade enquadrado no melhor regime tributário

Para o início das suas atividade como psicólogo liberal, pagando o mínimo de impostos, a melhor solução é a realização de um planejamento tributário detalhado.

Dessa forma é possível que você escolha entre o melhor regime tributário para psicólogo, levando em consideração todos os dados internos e fatores externos que impactam a sua atividade.

Contudo, como estamos falando de um profissional liberal, a escolha do regime Simples Nacional, pelo valor menor de impostos a serem pagos, pode se apresentar com mais vantajosa, porém, tudo dependerá da análise que será realizada por um contador especializado em psicologia, tendo como demais opções para o enquadramento:

  • o Lucro Presumido; e
  • o Lucro Real.

Então, para saber mais sobre como abrir sua empresa como psicólogo liberal, entre em contato com um escritório de contabilidade especializada em psicólogos. Conte com a Capital Contabilidade!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Capital Contabilidade?

Somos uma Contabilidade em Brasilia, especialistas no seu negócio e poderemos ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @capitalcontabilidadedf

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Agora que você entende melhor sobre este assunto, entre em contato com um dos nossos especialistas!

Falar com um especialista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *