Como Conseguir O Cro - Contabilidade Em Brasilia - DF | Capital Assessoria

Como conseguir o CRO?

Todo estudante de odontologia busca o tão sonhado CRO, não é mesmo? São, em média, 5 anos estudando para se tornar um dentista. Você terá matérias como anatomia, bioquímica, imunologia, farmacologia, entre outras. 

Entretanto, para além de estudar, é necessário ser aprovado nessas matérias e demonstrar que possui os conhecimentos necessários para exercer a profissão. Após tudo isso, depois da grandiosa formatura, é preciso iniciar um processo mais burocrático: conseguir o CRO.

Neste artigo, você verá como conseguir o número do CRO para, então, exercer a sua profissão de fato. 

Acompanhe o artigo e boa leitura!

Confira Nossos Serviços - Contabilidade em Brasilia - DF | Capital Assessoria

Antes de tudo: o que é o CRO?

O CRO (Conselho Regional de Odontologia) é a instituição responsável por fiscalizar e permitir a atuação de profissionais da área odontológica. Antes de montar um consultório, ou até mesmo antes de ser contratado por uma empresa de odontologia, é necessário passar por esse conselho e ter em mãos o número do CRO para poder atuar.

Antes de mais nada, obviamente, é preciso estar formado em Odontologia, e a sua faculdade precisa estar cumprindo todos os parâmetros impostos pelo MEC, pois é necessário autorização para ministrar aulas ligadas ao ramo da saúde. Após isso, existem alguns processos burocráticos que devem ser cumpridos. 

É necessário ficar claro que o processo para conseguir o CRO é diferente para pessoas jurídicas e para pessoas físicas. Se o estudante irá atuar como contratado, o processo é um. Se o estudante pretende atuar como uma empresa (abrindo seu próprio consultório, por exemplo), o processo será outro. 

Mas, em ambos casos, existem alguns documentos que devem ser apresentados para o Conselho Regional de Odontologia. O RG e o CPF são necessários para as duas vertentes. No caso do CRO para pessoa jurídica, é necessário apresentar a documentação de todos os sócios (caso tenha).

Agora, vamos às particularidades para os dois casos.

O CRO para pessoas físicas 

Para uma pessoa física conseguir o CRO, ela precisa apresentar: 

  • Declaração de colação de grau (provisório) ou diploma (permanente);
  • Título de Eleitor;
  • Certificado de Reservista (homens);
  • duas fotos 3×4
  • exame que comprova sua tipologia sanguínea.

Além desses documentos, é necessário pagar uma taxa, que varia de região para região (em média, está próxima de R$150).

O CRO para pessoas jurídicas

Já para quem abriu uma empresa, o processo é um pouco diferente. É necessário levar o cartão CNPJ, a Declaração de Responsabilidade Técnica assinada por um dentista, o contrato social registrado na Junta Comercial, o Alvará de localização e a relação dos sócios da empresa.

Antes de conseguir o CRO, então, é necessário uma série de processos. Tirar o CNPJ e abrir uma empresa, hoje em dia, é um processo um pouco menos complexo (mas não é tão fácil). Entretanto, os processos para conseguir um Contrato Social na Junta Comercial e para ter um Alvará de localização são mais complicados. 

Apesar de ser um pouco burocrático, atuar como dentista sem o CRO não deve ser considerado uma opção, pois ter o CRO é obrigatório. Ignorar isso pode gerar uma série de problemas para o profissional, como a cassação do direito de exercer a profissão, multas e até mesmo processos criminais. 

Se você está iniciando o processo para conseguir seu CRO, bem como pensando em abrir uma clínica de odontologia, nós podemos lhe ajudar!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Capital Contabilidade?

Somos uma Contabilidade em Brasilia, especialistas no seu negócio e poderemos ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @capitalcontabilidadedf

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Agora que você entende melhor sobre este assunto, entre em contato com um dos nossos especialistas!

Falar com um especialista
Summary
Como conseguir o CRO?
Article Name
Como conseguir o CRO?
Description
Todo estudante de odontologia busca o tão sonhado CRO, não é mesmo? São, em média, 5 anos estudando para se tornar um dentista. Você terá matérias como anatomia, bioquímica, imunologia, farmacologia, entre outras. 
Author
Publisher Name
Capital
Publisher Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *