Prestação De Serviços

Como superar erros na gestão financeira de clínicas e consultórios?

A gestão financeira é a ação principal para que as clínicas e consultórios possam se desenvolver rumo à um crescimento sustentável.

Uma boa gestão financeira é vital para que ocorra o crescimento empresarial e também é a peça chave para engajar o sucesso do empreendimento.

Todas as metas empresariais devem ter auxílio dessa importante ferramenta, que quando utilizada corretamente, serve como base para as tomadas de decisões, transmitindo assim segurança para as diversas áreas funcionais da organização, no entanto, se as finanças forem geridas de forma incorreta, os impactos podem ser profundos e muito, muito prejudiciais para a saúde financeira da clínica médica.

Como então como superar erros na gestão financeira de clínicas e consultórios?

Evite confundir as finanças…

  • Não misture sob hipótese alguma as finanças empresariais com as finanças pessoais.  Esse é um erro bem comum, principalmente quando a clínica médica é de pequeno ou médio porte.

Confundir as finanças de pessoa jurídica com as finanças de pessoa física, pode tornar muito confusa a gestão, e também gerar desencontro nas informações do fluxo de caixa e pagamentos de despesas, isso porque imaginando o fato de que você retire o dinheiro obtido durante a semana de trabalho, para pagar contas pessoais, em algum momento, acabará causando problema para quitar os pagamentos da própria organização.

Isso pode ser chamado de um desvio empresarial, ou seja, o capital que deveria ser aplicado para os pagamentos que se referem a empresa, está sendo utilizado para outros fins, causando muitas vezes dessa forma, um “rombo” no cofre do empreendimento. O “sangramento financeiro” no caixa da clínica médica, pode levar a mesma à morte corporativa, isto é, à falência.

Portanto, a primeira forma de superar esse erro comum e agir de forma assertiva, será dividir e separar as finanças da pessoa jurídica, das finanças da pessoa física.

Projete o fluxo de caixa da sua clínica ou consultório

Outro erro muito comum é não projetar o fluxo de caixa da clínica médica. Muitas vezes o empresário dono de um consultório médico, costuma se programar somente para os gastos que teve hoje ou o que terá amanhã. Mas, é preciso lembrar a necessidade de projetar os pagamentos para os próximos meses, da mesma forma também que é preciso ter uma previsão da receita que entrará no mesmo período.

Dessa forma, será possível realizar um planejamento de longo prazo, junto com a comparação da situação atual, permitindo dessa forma haver um acompanhamento mais preciso, através de uma análise que indique quais os motivos pelos quais algo não saiu como o esperado, caso assim ocorra.

Fazer isso, deixará a clínica médica mais segura e também mais preparada para possíveis emergências ou eventualidades.

Tenha maior controle no estoque da sua clínica ou consultório médico

Muitas clínicas e consultórios médicos frequentemente precisam fazer uso de recursos e itens para o próprio desenvolvimento do trabalho e serviços que são prestados aos pacientes. O estoque da clínica ou do consultório médico deve estar sempre registrado e também atualizado, tanto com as entradas, como em relação às saídas de materiais.

Calcular esse estoque é ideal para minimizar os custos de armazenamento e assim equilibrar as contas. Essa é uma ótima estratégia para melhorar a parte financeira, pois quando se abre mão do controle de estoque, a clínica ou consultório médico ficam vulneráveis, podendo ter altos gastos emergenciais ou até ficando com muitos produtos encalhados, se tornando assim obsoletos e até mesmo, tendo prejuízos com as datas de validades, tendo que ser descartados.

Contabilidade

A parte tributária também tem sido de grande preocupação para a maioria das clínicas e consultórios médicos, por esse motivo, é importante ter uma equipe contábil bem preparada para que todas as receitas e despesas, sejam pontuadas de maneira eficiente, bem como para ajudar a empresa a prosperar nos momentos mais indicados.

E então, você deseja manter todo esse engajamento e assim conseguir prosperar empresarialmente?

Então, continue lendo nossos artigos e interagindo conosco. sua participação é fundamental para que o nosso conteúdo sempre tenha muita qualidade, pois os produzimos com muito carinho, pensando exclusivamente em você!

Um forte abraço e até breve!

Veja outro post muito interessante: Como a contabilidade pode te auxiliar na abertura de uma clínica médica?

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Capital Contabilidade?

Somos uma Contabilidade em Brasilia, especialistas no seu negócio e poderemos ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @capitalcontabilidadedf

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Agora que você entende melhor sobre este assunto, entre em contato com um dos nossos especialistas!

Falar com um especialista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *