Contabilidade Para Comércio

Contabilidade para comércio – tenha total controle sobre suas finanças e impulsione suas vendas!

Você conhece a importância da contabilidade para comércio?

A contabilidade para comércio não é apenas uma necessidade para manter o controle sobre as finanças da empresa: é uma obrigatoriedade para o empresário. A contabilidade é a ferramenta que disponibiliza os valores movimentados durante determinado período, demonstrando onde a empresa está utilizando o dinheiro proveniente das vendas.

Na contabilidade para comércio, os recursos utilizados são os mesmos de qualquer outro modelo de empresa, seja ela industrial ou de prestação de serviços. O que é preciso entender é que todo o movimento financeiro é importante para os negócios, permitindo que o empresário possa tomar as melhores decisões com relação ao rumo tomado e à possibilidade de novos investimentos para manter sua empresa no mercado.

Dessa forma, recursos são utilizados não apenas para comprar mercadorias para revenda, ou seja, a empresa precisa manter seus compromissos com relação a todas as despesas.

Para fazer a contabilidade para comércio, é necessário que o empresário ou uma pessoa da sua equipe tenha os conhecimentos básicos de sistemas contábeis, aplicando as ferramentas adequadas para que todo o movimento financeiro seja conhecido.

No comércio varejista as mercadorias oferecem um determinado lucro e esse lucro deve servir para o pagamento de todos os custos e ainda para a manutenção de um estoque que possa atender às solicitações dos clientes.

Cada setor do comércio apresenta determinadas particularidades que devem ser respeitadas. Assim, por exemplo, mesmo que a contabilidade para comércio tenha as regras para ser conduzida, uma empresa que comercializa presentes possui características diferentes de um supermercado.

Formação de custos na contabilidade para comércio

Um dos itens essenciais na contabilidade para comércio é a formação de custos. O empresário deve conhecer todos os dados financeiros de sua empresa para fazer o cálculo correto dos preços de venda.

Enquanto em uma empresa industrial o cálculo de custos envolve matérias-primas e insumos, o comércio varejista estabelece valores de custos da empresa, envolvendo os gastos com energia elétrica, água, internet, aluguel, telefone, folha de pagamento e custos de manutenção.

Os custos podem ser diretos ou indiretos, ou seja, relacionados diretamente com as mercadorias comercializadas ou com a manutenção da empresa. Todos eles devem ser atribuídos de forma correta para que o empresário tenha conhecimento da lucratividade de sua empresa.

Assim, por exemplo, o preço de compra das mercadorias na contabilidade para comércio não é o mesmo apresentado nas notas fiscais de compra. Sobre esse custo incidem outros, como os custos de armazenagem, o frete e os impostos que podem ser recuperados.

Esse custo é proporcional à logística utilizada pela empresa e ao tempo de permanência das mercadorias em estoque. Assim, o custo da armazenagem dividido pelas mercadorias deve indicar o quanto cada mercadoria custa realmente à empresa antes de ser comercializada.

Em razão disso, é de extrema importância que a contabilidade para comércio tenha todas as informações detalhadas, mantendo rigoroso controle sobre o estoque. Os custos de armazenagem podem comprometer a lucratividade da empresa, o que vai exigir que o estoque esteja adequado à movimentação das vendas.

Ao mesmo tempo é importante que sejam considerados os custos de distribuição. No caso de uma empresa que faz entregas, existe mais um custo que deve ser acrescentado ao valor de compra das mercadorias.

A maneira como a contabilidade para comércio distribui os custos vai demonstrar, no balancete, sua real lucratividade, que é essencial para o empresário estabelecer os valores de vendas de forma competitiva com seus concorrentes.

Para manter a contabilidade em ordem é necessário apenas atenção e rotina, fazendo os lançamentos diários para conhecer o movimento financeiro e ter os dados em mãos sempre atualizados. Dessa maneira, o empresário sempre poderá tomar as melhores decisões com relação à empresa.

Os benefícios da contabilidade para comércio

Entre os benefícios oferecidos na contabilidade para comércio está a análise de custos, que podem ser minimizados através do conhecimento das informações. Qualquer empresa tem os seus custos para se manter no mercado e, com os dados em mãos, o empresário poderá saber aqueles que podem ou não ser reduzidos.

Assim, por exemplo, é possível reduzir alguns custos fixos com a conscientização da equipe de pessoal, como a energia elétrica e o consumo de água, entre outros. Desligar lâmpadas em ambientes não utilizados e equipamentos que não estão em operação oferece uma sensível economia na conta no final de cada mês.

O exemplo de energia elétrica é apenas um entre muitos custos que podem ser reduzidos se a contabilidade para comércio for feita diariamente. A gestão financeira eficiente, através do fluxo de caixa, irá permitir que o empresário possa administrar sua empresa com muito mais facilidade.

A contabilidade funciona como um diagnóstico para os negócios. Sabendo que a saúde financeira da empresa está em ordem, o empresário tem mais tranquilidade para tomar suas decisões e oferecer aquilo que seus clientes esperam da empresa: preços convidativos e qualidade nos produtos oferecidos.

Além disso, com a saúde financeira da empresa em ordem, o empresário terá segurança em sua vida pessoal e a garantia de poder honrar com seus compromissos, seja com fornecedores, com sua equipe de pessoal ou com os custos ocasionados pela atividade da empresa.

A contabilidade para comércio oferece ainda a possibilidade de estabelecer um planejamento estratégico para a empresa, permitindo que o empresário possa investir não apenas na manutenção do empreendimento, mas também no seu crescimento e desenvolvimento.

É fácil entender, por esse ponto de vista, que a segurança financeira é de extrema importância para que o empresário possa se dedicar apenas à atividade fim, evitando que preocupações possam atrapalhar o desempenho da empresa.

Para manter a contabilidade para comércio é preciso contar com um contador experiente, que tenha bons conhecimentos sobre legislação tributária e sobre os regimes de tributação definidos pelas leis. Com uma parceria eficiente, a empresa terá todas as informações e as definições para manter seus indicadores de desempenho e as formas de fazer um registro fiel da movimentação financeira, mantendo a lucratividade necessária e sua manutenção no mercado.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Capital!

Curta nossa página no Facebook! @capitalcontabilidadedf

Será um prazer atendê-lo.

Somos uma empresa contábil especializada em contabilidade para comércio varejista e atacadista em Brasília-DF.

Sucesso e até logo.

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Capital Contabilidade?

Somos uma Contabilidade em Brasilia, especialistas no seu negócio e poderemos ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @capitalcontabilidadedf

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Agora que você entende melhor sobre este assunto, entre em contato com um dos nossos especialistas!

Falar com um especialista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *