Contabilidade Em Brasilia – DF | Capital Contabilidade

7 dicas importantes para economizar em impostos de clinicas médicas

Após anos de estudos e dedicação, residência, muitos plantões e sonho de ter a própria clínica médica enfim se torna realidade. Mas infelizmente não há atividade econômica que não esteja sentindo os efeitos da recessão. Então o seu negócio corre muitos riscos. E apesar de primordial, o serviço médico também vem sendo afetado.

Por isso os gestores de clínicas médicas precisam encontrar formas de economizar em impostos, que pesam muito nos custos fixos. Já que aumentar a receita é cada dia mais difícil.

Saiba onde e como economizar em despesas de uma clínica.

Como economizar com as tributações incidentes sobre a atividade médica

– Os custos tributários ocupam as primeiras posições na escala de custos de uma empresa. E economizar em impostos não é tarefa simples. Para isso é necessário conhecer profundamente da complexa legislação tributária.

– Diante desse cenário, é preciso ter conhecimento das formas de tributação incidentes sobre a prática da atividade médica, seja como autônomo seja por meio de uma pessoa jurídica.

– Evite a qualquer custo multas e sanções. Imposto deve ser tratado como coisa séria e demanda muito cuidado no seu controle. Além disso, o prejuízo, de fato, pode ir além das finanças e atingir o exercício de suas atividades. Por isso, é de suma importância que você implemente somente as formas lícitas para economizar nos tributos.

– A Receita Federal conta com um moderno e eficiente sistema destinado ao acompanhamento dos rendimentos de consultórios médicos. O órgão informa através do serviço de Fontes Pagadoras os rendimentos e IRRF. Para controle, os contribuintes podem consultar e imprimir os rendimentos já pagos e os impostos retidos.

– A atuação de uma contabilidade especializada pode ajudar nesta tarefa que não é fácil. Cercar-se de bons profissionais permite que se faça um bom controle financeiro e tributário, é imprescindível contar com o auxílio de bons profissionais. Que possua experiência e habilidade suficientes para fazer o acompanhamento e a adequação tributária.

– Fazer um planejamento tributário é essencial porque pode ajudar a equilibrar as despesas e diminuir custos, já que o imposto de renda tem um impacto grande nos rendimentos. Você sabia que a legislação do permite deduzir despesas envolvidas na manutenção da atividade profissional, no caso de profissionais autônomos? Entre essas despesas considere os salários dos funcionários da clínica, os valores gastos com material de trabalho, material de escritório e os custos com aprimoramento científico em geral.

O primeiro passo para economizar é fazer o monitoramento contínuo e análise detalhada das finanças, aposte no controle interno. Portanto, fique de olho no fechamento mensal: esta ação impedirá que você tenha más surpresas nas contas. Nesse momento o planejamento para pagamento de impostos se mostrará eficiente ou não.

– Outra maneira de economizar em impostos e reduzindo o quadro de funcionários. O controle de agendamentos, que até pouco tempo era feito por uma secretária ou funcionário exclusivo para essa função. O que representa um custo considerável, por conta dos encargos trabalhistas e outras despesas envolvidas na contratação de pessoal. Pode ser substituído pela tecnologia, um serviço de agendamento online de consultas, com custos reduzidos e muitas vantagens tanto para a clínica quanto para o paciente.

 

Conclusão

Sustentabilidade e longevidade: economizar em impostos pode significar a sobrevivência da clínica, diante da situação econômica cada vez mais desafiadora. Daí a importância de se fazer a melhor gestão tributária da empresa.

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Capital Contabilidade?

Somos uma Contabilidade em Brasilia, especialistas no seu negócio e poderemos ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @capitalcontabilidadedf

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Agora que você entende melhor sobre este assunto, entre em contato com um dos nossos especialistas!

Falar com um especialista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *