Planejamento Na Construção Civil

A Importância do Planejamento na Construção Civil

Planejamento é fundamental em qualquer área de atuação. Não poderia ser diferente quando se trata de engenharia e construção civil.

Sem planejamento, não é possível alcançar objetivos como margens financeiras, prazos de entrega, adequação à legislação (trabalhista, ambiental) e controle de custos. É sobre isso que conversaremos neste artigo: a importância do Planejamento na Construção Civil.

Por que é importante planejar, quais os fatores que devem ser considerados no Planejamento na Construção Civil e o que é controlável e o que não é? Acompanhe aspectos importantes para o sucesso dos projetos nos tópicos a seguir!

Tecnologia e concorrência exigem planejamento

Nos últimos anos, a tecnologia na área de engenharia teve um forte avanço. Com ela, é possível ganhar tempo, fazer estimativas, previsões mais assertivas e controlar melhor a qualidade.

Por outro lado a concorrência aumentou, especialmente no Brasil, que teve um boom na construção civil a partir dos anos 2000 — em 2014, de acordo com o IBGE, 6,6% do PIB nacional foi gerado pela construção civil. Estes dois fatores exigem planejamento, pois pressionam as empresas do ramo a adaptarem seus sistemas de produção em busca de destaque no mercado e competitividade.

Fatores não controláveis que precisam ser considerados

Os fatores que não são controláveis também precisam ser considerados no planejamento, tais como clima e materiais fornecidos por terceiros. É preciso que o planejamento contemple “planos B”, por exemplo. Além disso, topografia do terreno pode afetar o funcionamento de algumas máquinas, assim como a geologia e as interferências como redes, áreas de proteção ambiental e sítios arqueológicos podem afetar o desenvolvimento da obra.

Outro ponto que deve ser considerado no projeto é a expectativa do cliente. Somente com os anseios e com um cronograma realista é possível iniciar uma obra sem grandes preocupações.

Planejamento exige estabelecimento de metas

Outro aspecto importante do planejamento é o estabelecimento das metas (prazos, custos e qualidade). Tudo isso é pensado previamente, colocado no papel pela equipe técnica, organizado e gerenciado da melhor maneira possível!

Fundamental para que as obras fluam

Os profissionais da construção civil estão acostumados a lidarem com orçamentos de obras (gestão de custos). O planejamento abarca também a gestão do tempo.

Ou seja, encaixar o sequenciamento das atividades a serem desenvolvidas durante o projeto, evitando o desordenamento das atividades no canteiro de obra. Com planejamento, obtém-se um cronograma confiável; há convicção de que as datas de início e término e a sequência do que foi planejado realmente acontecerá.

Com base nisso, todos os procedimentos técnicos e administrativos podem ser desenvolvidos com mais tranquilidade e competência. Há tempo e trabalho em equipe (bem coordenada) para solucionar diversos aspectos do plano.

4 benefícios do Planejamento na Construção Civil

Existem inúmeras vantagens que um bom planejamento pode oferecer aos projetos de construção civil. A seguir, listamos 4 dos maiores benefícios, para ajudar a entender a real dimensão de planejar estrategicamente seus projeto na área. Veja:

Minimizar desperdícios e reduzir custos

Com os custos em mente, o planejamento pode ser fundamental para evitar compra de equipamentos e insumos desnecessários. Deixar de comprar também pode exigir compras emergenciais, que geralmente são mais caras. O próprio cumprimento dos prazos estabelecidos pode ser decisivo para que os custos se mantenham controlados; ou, no caso de não cumprir o que foi planejado, aumentar os gastos e trazer prejuízos à empresa.

Equilibrar finanças e garantir lucratividade

O planejamento também contribui para que as finanças estejam sob controle durante toda a execução do projeto. Como a ideia é objetivar o lucro, não é recomendável iniciar uma obra sem saber o quanto se tem em caixa, quais custos fixos e variáveis podem incidir durante o projeto. Seguir o planejamento à risca pode manter as finanças sobre controle e isso faz com que a lucratividade almejada não seja corroída.

Ganhar produtividade

Ao planejar a equipe, contratar os profissionais adequados e entregar as ferramentas necessárias, a produtividade pode ser otimizada. Mesmo com fatores que não podem ser controlados, dificultando um projeto, quando há planejamento de mão de obra e de produtividade, os impactos são controláveis e menos danosos.

Evitar atrasos e erros

A questão do cronograma da obra é fator relevante e pode ser controlado com um bom planejamento. Atrasar um projeto é, além de danoso para a imagem da empresa (ou da empresa contratante do serviço), um prejuízo financeiro — afinal, todos os esforços foram direcionados para um determinado espaço de tempo.

Os próprios erros podem ser mitigados com organização. Quando tudo está minuciosamente planejado, não sobra espaço para improvisos, o que diminui a incidência de falhas.

Planejamento é controle

Por outro lado, de nada adianta planejar e não cumprir. Planejar é uma forma de controlar.

Logo, é preciso controlar e se certificar de que o que foi planejado está sendo seguido. Daí a importância de utilizar metodologias de gerenciamento de projetos (BPM, por exemplo) e ferramentas (softwares, aplicativos).

Também é necessário fazer o acompanhamento periódico das atividades que estão sendo realizadas no canteiro de obra. Este controle requer liderança, feedbacks, diálogo e ouvir os colaboradores que estão no dia a dia da operação.

Finalização do projeto

Em suma, um projeto só pode ser considerado um sucesso quando é finalizado contemplando tudo que foi planejado inicialmente. Os controles realizados em todas as fases do projeto (do início ao fim) é que dão ao gestor da obra a certeza de que tudo está dentro do que foi colocado no papel lá no início.

Também é este controle que ajuda a minimizar os impactos que as possíveis mudanças possam trazer. Não há problema em mudar o que foi planejado, o problema está em ter que mudar porque o planejamento foi vilipendiado.

Como está seu planejamento? O que achou deste artigo? Deixe seu comentário e não deixe de compartilhar em suas mídias sociais. Assim, outros profissionais da área poderão pensar sobre o assunto!

Fonte: Lamb

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Capital Contabilidade?

Somos uma Contabilidade em Brasilia, especialistas no seu negócio e poderemos ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @capitalcontabilidadedf

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Agora que você entende melhor sobre este assunto, entre em contato com um dos nossos especialistas!

Falar com um especialista

This Post Has 3 Comments

  1. Caçambas App

    Ótimas dicas! Obrigado por compartilhar.

    Somos uma empresa de Aluguel de caçamba que chegou para revolucionar esse mercado e todas as dicas de sucesso, são bem vindas.

    http://www.cacambasapp.com.br

  2. Aluga Maquina

    Realmente, construção civil sem planejamento não existe. Ótimo texto!

    1. marketing@capital

      Obrigado Aluga Maquina por apreciar o nosso post , continue nos acompanhando pelo blog e pelas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *