Procedimentos Contábeis Na Construção Civil

Empresas de Construção Civil

 A importância dos Procedimentos Contábeis na construção civil

Os anos de 2015 e 2016 foram os piores até hoje na história da economia brasileira para as empresas de construção civil. Embora 2016 tenha trazido alguns períodos de pequena melhoria, a recuperação não ocorreu no ritmo que se pretendia e esperava.

O mês de outubro de 2016 foi um dos piores do ano passado, apontando na pesquisa mensal da Confederação Nacional das Indústrias uma queda acentuada, seguindo a tendência apresentada pelos dois meses anteriores, agosto e setembro.

Os resultados da pesquisa da CNI apontaram que a atividade da construção civil, que vinha de uma sequência de quedas em 2015, ainda apresentava baixa em janeiro de 2016, vindo a crescer lentamente até julho. Nos últimos meses de 2016, no entanto, voltou a cair, deixando os empresários do setor cada vez mais longe de um cenário otimista.

O ano de 2017, ao contrário dos dois anteriores, apresenta um cenário mais otimista para a construção civil, embora não se deva crer que os bons ventos possam soprar para as maiores, ou seja, para as gigantes da construção. O contexto é mais voltado para o alavancamento das empresas de pequeno e médio porte, que agora encontram uma oportunidade de destaque, assumindo papéis que lhe cabem na economia e que lhe garantam possibilidades de sobrevivência e de crescimento.

Os bancos devem oferecer novas oportunidades para a construção civil

Uma das bases das instituições financeiras é o financiamento de empreendimentos imobiliários. O ano de 2017 não deve oferecer tanta demanda por parte das grandes construtores, que estão com sua capacidade de endividamento esgotada.

Portanto, os bancos e instituições financeiras devem se voltar para empresas de construção civil que possam apresentar garantia e boa capacidade financeira. As empresas de construção civil de porte médio conseguiram resistir à tentação de viver apenas de empréstimos, tornando-se o principal alvo para as instituições financeiras nesse futuro próximo.

Essa é uma condição essencial para que os bancos também consigam seus lucros. Um grande investidor prefere investir em épocas de baixa do mercado, quando existem maiores possibilidades de lucro ao longo do tempo. E o mercado financeiro já está sentindo uma pequena movimentação, o que possibilita às empresas de construção civil de pequeno e médio porte conseguirem investimentos mais vantajosos para os seus empreendimentos.

Para as empresas de construção civil de pequeno e médio porte o futuro é promissor

Esta é uma excelente oportunidade também para as empresas de construção civil de pequeno e médio porte pensar em internacionalização, lembrando que existem inúmeros projetos que podem ser contratados nos países vizinhos.

Uma empresa de construção civil de médio porte não irá encontrar tanta dificuldade em participar de licitações em outros países, principalmente entre os vizinhos da América do Sul, mesmo porque existem projetos financiados por organismos multilaterais, como o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Um dos melhores caminhos para as empresas de construção civil de médio porte é estabelecer consórcio com empresas locais, que necessitam de atestados de capacidade técnica, encontrando parceiros internacionais para novos empreendimentos e alicerçando o seu caminho para o crescimento.

Procedimentos contábeis para a construção civil

O que o empresário  não pode deixar de fazer nesse momento é cuidar da parte contábil e administrativa de sua empresa de construção civil. Como sabemos, a construção civil, notadamente na sua área de incorporação imobiliária, está inserida num segmento econômico em que tanto a elaboração do produto colocado à venda quanto o recebimento pela sua negociação demanda períodos superiores a um mero exercício social.

Diante dessa condição, os procedimentos contábeis de empresas de construção civil também são mais complexos, devendo as demonstrações serem elaboradas de acordo com o que as empresas fornecedoras e as instituições de crédito exigem como fonte de informações.

Tanto as demonstrações contábeis da construção civil quanto do resultado do exercício devem ser elaborados segundo os padrões da legislação societária e da legislação tributária.

Essas legislações apresentam determinados conflitos, fato que exige das empresas de construção civil a elaboração de balanços diferenciados, embora frutos do mesmo banco de dados, atendendo ao fisco e às empresas de que ela depende para a continuidade de suas atividades.

A receita de incorporação imobiliária deve ser elaborada proporcionalmente à execução física da obra. Em determinados casos, dependendo do contrato estabelecido, essa execução só pode ser reconhecida no final da obra.

Com essas condições tão diferenciadas, a contabilidade para construção civil deve ser elaborada por técnicos especializados que tenham conhecimento da legislação e que possam atender a todas as necessidades contábeis e fiscais.

Num pequeno exemplo, quando uma empresa de construção civil mantém um contrato de venda de unidades imobiliárias assumindo a responsabilidade de entregar as unidades prontas e acabadas por um preço determinado anteriormente, está realizando um negócio diferenciado, quando a receita somente pode ser reconhecida na entrega das chaves.

Por outro lado, quando a empresa de construção civil vende a fração ideal do terreno, tendo a construção contratada na modalidade de empreitada por preço fechado, a venda de bens está relacionada à fração ideal do terreno e venda de serviços através da construtora, e esta pode ser a mesma pessoa física ou manter um contrato com uma empresa incorporadora, o que leva a lançar os dados da receita proporcional ao andamento físico da obra.

Todas essas questões dependem de análise criteriosa de cada contrato e também da atuação de profissionais especializados em contabilidade para construção civil, pois são os especialistas em toda legislação para o segmento, e com a base técnica que possuem, são preparados para a elaboração dos relatórios contábeis e, muitas vezes, para aconselhar devidamente o empresário sobre os melhores rumos a tomar.

O futuro está se desenhando mais promissor para as empresas de construção civil e este é o momento certo para investir. Se é este seu caso, entre em contato, venha tomar um café conosco! Somos especialistas em contabilidade para construção civil e podemos lhe auxiliar sobre quais os melhores procedimentos a rumos para sua empresa de construção civil ser um negócio sustentável durante a lenta retomada da economia de nosso país.

Até breve!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Capital Contabilidade?

Somos uma Contabilidade em Brasilia, especialistas no seu negócio e poderemos ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @capitalcontabilidadedf

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Agora que você entende melhor sobre este assunto, entre em contato com um dos nossos especialistas!

Falar com um especialista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *