Contabilidade Gerencial Construção Civil

Contabilidade gerencial na construção civil

Na gestão da maior parte das empresas comerciais, os empresários estão sempre mais familiarizados com a contabilidade financeira, analisando o comportamento da movimentação e tomando as providências necessárias para que a empresa encontre o rumo certo. Quando se fala em contabilidade gerencial, muitos ficam perdidos ou acham desnecessário se manter controles contábeis tão rígidos.

Para a construção civil existem outras necessidades, principalmente quando se trata de contabilidade. A construção civil exige procedimentos de contabilidade gerencial, uma modalidade de controle que cuida das informações quantitativas sobre o desempenho da empresa e que atende a propósitos diferenciados.

Enquanto a contabilidade financeira é capaz de fornecer informações sobre o desempenho da empresa, a contabilidade gerencial proporciona ao empresário e aos gestores informações detalhadas e precisas, que permitem tomar decisões com relação ao futuro da empresa e dos seus projetos de longo prazo.

Contabilidade gerencial na construção civil: planejamento e controle

A contabilidade gerencial possui um papel essencial para atender o planejamento e o controle das empresas de construção civil. Nesse ramo de atividade, o fornecimento de dados gerados pela contabilidade gerencial é quem vai direcionar os recursos financeiros, uma vez que qualquer projeto de construção civil não se realiza em pouco tempo, exigindo maior controle por parte do empresário.

É através da contabilidade gerencial, coordenada por profissionais especializados, que o empresário poderá economizar os recursos disponíveis, aplicando-os de maneira adequada para manter a sustentabilidade financeira da empresa de construção civil.

Embora não haja qualquer exigência legal para que qualquer empresa mantenha sua contabilidade gerencial, trata-se de uma ferramenta eficiente para a construção civil, garantindo seu gerenciamento mais eficiente e oferecendo resultados práticos para o empreendimento.

Uma empresa de construção civil, ao lado de sua gestão financeira, deve contar com o auxílio de profissionais de contabilidade especializados em contabilidade para a construção civil, pois estes sabem da necessidade da execução de uma contabilidade gerencial eficiente na construção civil, que possibilite uma visão global de seu empreendimento, garantindo que haja condições de cumprir com o planejamento de forma adequada, atendendo tanto aos investidores ou às instituições financeiras que ofereceram aporte para os projetos que estão sendo conduzidos.

Contabilidade gerencial na construção civil: controlando os custos empresariais

A contabilidade gerencial  oferece um entendimento completo de uma empresa de construção civil, trazendo informações sobre custos e sobre investimentos que possam melhorar o impacto na formação de preços dos projetos em execução.

Na construção civil, a montagem dos custos totais de qualquer projeto torna-se apenas um complemento para o conjunto de uma obra em edificação. Ao realizar a análise mais criteriosa dos custos, o resultado dos custos totais é apresentando em seus detalhes, ajudando o empresário a entender melhor onde e como está sendo aplicado o investimento, mantendo-o sob total controle.

A contabilidade gerencial alia o conhecimento dos recursos que estão sendo aplicados, oferecendo uma visão mais clara do fluxo de caixa, aos controles de contas a pagar e a receber, à rotatividade do estoque e ao planejamento empresarial para os empreendimentos e projetos, oferecendo maior visão sobre o capital de giro necessário para que a empresa de construção civil consiga se manter operacional.

As vendas na construção civil, são gerenciadas de forma diferenciada e, para seu maior controle, é preciso identificar todas as condições oferecidas, apresentando para o empresário uma visão mais ampla sobre unidades em construção, vendas na planta e prazos de entrega, ou seja, mostrando como devem ser tomadas as decisões para garantir o controle do empreendimento.

A contabilidade gerencial na construção civil permite uma análise completa das vendas, possibilitando identificar projetos que tiveram melhor desempenho e aqueles que necessitam de maior cuidado. Com todos os dados disponíveis, o empresário terá como fundamentar suas decisões e saber o futuro de sua empresa.

Contabilidade gerencial na construção civil e suas análises

Na contabilidade gerencial existem algumas análises específicas que orientam o empresário para a condução dos seus investimentos.

Uma análise de custo, volume e lucro, por exemplo, apresenta resultados sobre o impacto de diferentes níveis de atividade sobre os resultados financeiros globais da empresa, apresentando uma visão de como as mudanças nos custos poderão afetar a lucratividade. Através dessa análise, o empresário saberá onde será necessário investir para garantir sua lucratividade, ou seja, o volume de vendas necessário para atingir as metas financeiras e as alterações que os números de vendas irão oferecer para diferentes níveis de lucratividade.

Na construção civil, a liquidez é um ponto chave para o desempenho futuro da empresa, determinando a capacidade de cumprir com os compromissos de curto, médio e longo prazo, medindo sua solvência através do ativo e do passivo circulante e analisando a relação de liquidez atual e a necessária para a empresa cumprir com esses compromissos.

A contabilidade gerencial com suas análises mais criteriosas e aprofundadas, oferece ao empresário da construção civil benefícios competitivos bastante significativos, oferecendo maior compreensão do desempenho financeiro da empresa e possibilitando encontrar meios de melhorar sua capacidade de crescimento, podendo tratar possíveis problemas em sua raiz, antes que possam prejudicar a saúde financeira da empresa.

Um profissional especializado em contabilidade gerencial irá ajudar  aos gestores de uma empresa de construção civil a se planejarem de forma adequada, evitando o impacto de possíveis ameaças e trazendo as vantagens reais para a condução dos projetos de cada obra em execução.

Com a contabilidade gerencial e suas análises, o empresário da construção civil poderá demonstrar o potencial de sua empresa para investidores e instituições financeiras interessadas em investir em seus projetos.

Nessa forma de organização, é possível atrair mais investimentos externos ou financiamentos para que o empresário possa concretizar seus projetos e alcançar os resultados pretendidos.

Se ainda restarem dúvidas sobre a importância da contabilidade gerencial na construção civil, deixe-as nos comentários. Teremos um imenso prazer em interagir com você.

Se precisar de uma análise mais detalhada sobre a contabilidade da sua empresa de construção civil, entre em contato e venha tomar um café conosco. Podemos agregar muito para a gestão de seu empreendimento!

Até breve!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Capital Contabilidade?

Somos uma Contabilidade em Brasilia, especialistas no seu negócio e poderemos ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @capitalcontabilidadedf

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Agora que você entende melhor sobre este assunto, entre em contato com um dos nossos especialistas!

Falar com um especialista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *