Produtividade Na Construção Civil

Produtividade na Construção Civil

A produtividade na construção civil pode ser definida como o intervalo de tempo necessário para um profissional completar o serviço. Assim, se um pintor precisa de duas horas para pintar 10 metros quadrados de parede, sua produtividade é de 0,2 Hh/m2 (homem-hora por metro quadrado).

Caso as características do trabalho sejam sempre as mesmas, sua produtividade é constante. Contudo, a produtividade na construção civil possui outros fatores que interferem em sua execução, como no caso de falta de materiais e equipamentos ou a complexidade das tarefas, que podem aumentar ou diminuir a produtividade.

A Fundação Getúlio Vargas realizou um estudo encomendado pelo Sinduscon-SP (Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo), que mostrou que a produtividade na construção civil é, em média, 30% menor do que outros segmentos econômicos.

Em 2013, por exemplo, a produtividade da construção civil no Brasil era 32,5% inferior à da indústria automobilística. Na época, o vice-presidente do Sinduscon alertou para o fato de que o Brasil, além de apresentar desníveis de produtividade com relação a outros setores, também apresentava desníveis com relação a outros países.

O levantamento da FGV considerou os dados entre 2003 e 2013, período em que a construção civil apresentou os maiores índices de crescimento. Mesmo em crescimento, o comparativo com 17 países mostrou que não houve acompanhamento no volume de outras.

Comparada com os Estados Unidos, a produtividade na construção civil alcançou apenas 20% daquela apresentada pelo país norte-americano. No período estudado, a construção civil estava com boas taxas de crescimento e agora, em que é necessário retomar os índices anteriores, a produtividade na construção civil se torna um fator importante para o país.

Comparando a produtividade na construção civil

O Brasil, portanto, tem um longo caminho a percorrer para melhorar a produtividade na construção civil, reduzindo as diferenças que nos separam de países desenvolvidos.

A construção civil perdeu muito em termos de gestão, logística e de questões tributárias e agora precisa enfrentar a recessão econômica. É preciso vencer a burocracia e encontrar meios de criar um bom planejamento para que a construção civil tenha um melhor nível de produtividade.

Os obstáculos enfrentados pela construção civil criam impacto direto na intensidade e na duração dos ciclos de desenvolvimento do setor e na forma como a construção civil deveria utilizar processos mais industrializados e qualificação da mão de obra.

Uma empresa de construção civil no Brasil, mesmo tendo acesso a recursos e conhecendo novas técnicas, pode não utilizar novos conceitos em razão das distorções de natureza fiscal. As disputas fiscais entre os Estados em nosso país, interferem na localização de plantas de centros de distribuição de materiais de construção.

O resultado aparece claramente na produtividade da construção civil. Enquanto a produtividade brasileira cresceu 20,6%, no estudo da FGV, a chinesa aumentou 108,4%. Havendo o mesmo ritmo de crescimento, a produtividade chinesa será 50% maior que a brasileira em poucos anos, lembrando que, em 2002, ela era apenas 15% da produtividade registrada em nosso país.

Como melhorar a produtividade da construção civil

Os responsáveis pelas obras da construção civil devem fazer um bom planejamento de cada projeto, identificando deficiências que possam causar prejuízos. Existem empresas que fazem o registro histórico da produtividade de suas equipes de trabalho, usando esses valores para fazer a estimativa do tempo de novas obras.

As informações conseguidas nos registros da produtividade na construção civil podem mostrar os valores mínimos, médios e máximos dos diferentes serviços exigidos em cada projeto, apresentando também a listagem de fatores que possam facilitar ou dificultar a execução das tarefas.

Com o registro histórico, a empresa pode comparar a situação atual com cada um dos fatores apresentados, procurando meios para que a situação se torne cada vez mais positiva, alcançando limites de produtividade maiores.

Exemplificando, podemos tomar um determinado serviço que deve ser executado num espaço de tempo mínimo. Para entregar o serviço a tempo, é preciso aumentar a produção. A produção pode ser aumentada através da escalação de mais operários ou de mais equipamentos para o mesmo serviço, ou ainda otimizando os recursos presentes no canteiro de obras.

A produtividade na construção civil, na primeira situação, irá aumentar, embora os custos também aumentem. Na segunda situação, pode-se obter aumento na produção mantendo os mesmos custos. Dessa forma, estamos conseguindo maior produtividade.

O aumento da produtividade na construção civil é uma consequência da otimização dos recursos e fatores que possam contribuir para a rápida concretização dos projetos. Na construção civil, os seguintes fatores podem afetar a produtividade:

  • Treinamento e capacitação da mão de obra;
  • Metodologia de trabalho aplicada;
  • Layout do canteiro de obras;
  • Melhores práticas gerenciais de controle;
  • Melhora do processo de produção;
  • Correta utilização de insumos;
  • Estrutura organizacional adequada da empresa.

O horário disponível de trabalho deve ser utilizado em sua potência máxima para garantir melhores índices de produtividade na construção civil, evitando-se paradas por falta de materiais e insumos, não permitindo quebrar o ritmo da produção.

Geralmente a produtividade é medida por pessoas na construção civil, mas, existem situações em que o custo com pessoal é um percentual reduzido diante dos custos totais, devendo-se levar em conta os fatores exigidos para atingir os resultados pretendidos.

Para melhorar a produtividade na construção civil é necessário evoluir a partir de valores bases, comparando-se resultados de diversos projetos. O resultado deve ser medido em termos financeiros, calculando-se o resultado obtido pelo valor de custo da obra.

Para implantar um sistema de medição de produtividade na construção civil, a empresa deve buscar o apoio de assessoria especializada, com profissionais com profundos conhecimentos no segmento, que possam orientar o empresário e suas equipes de trabalho, gerando maior lucratividade para a empresa.

E você, costuma medir a produtividade de sua construtora? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência conosco.

Até a próxima!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Capital Contabilidade?

Somos uma Contabilidade em Brasilia, especialistas no seu negócio e poderemos ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @capitalcontabilidadedf

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Agora que você entende melhor sobre este assunto, entre em contato com um dos nossos especialistas!

Falar com um especialista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *