Médico Empreendedor De Sucesso

Como ser um médico empreendedor de sucesso?

O grande segredo para ter sucesso na carreira é, além de ser um médico, tornar-se um médico empreendedor. No caso de não trabalhar para hospitais ou clínicas, o médico deve ter uma mentalidade empreendedora para conseguir resultados com seu próprio trabalho e conhecimento.

Depois de um longo período na faculdade e atuando como médico residente, o profissional estará apto para exercer sua função, podendo montar sua própria clínica médica  ou consultório e encaminhando-se para uma nova fase em sua vida.

No entanto, esse também é o momento em que o profissional médico vai encontrar desafios para ter sua própria clínica, podendo ser envolvido em situações que não imaginava, já que terá a necessidade de gerenciar não só seus compromissos, mas também sua empresa. Esse, portanto, é o momento de ser um médico empreendedor.

Entre os problemas que se podem apresentar para o médico empreendedor, podemos destacar os seguintes:

           1-Trabalhar com sua gestão financeira

Ao se tornar um médico empreendedor, o profissional da área da saúde deve ser capaz de trabalhar com a gestão financeira de sua clínica, gerando condições para cobrir seus custos, além de também ter o lucro necessário para sua sobrevivência.

Mesmo com suas atividades rotineiras de atendimento, o médico empreendedor deve ter uma visão estratégica de seu consultório, mantendo o controle do fluxo de caixa e estabelecimento metas para aumentar a eficiência de atendimento.

           2-Investir na divulgação da clínica

O consultório só terá resultados para o médico empreendedor quando houver número suficiente de pacientes para quem ele possa prestar serviços confiáveis. Portanto, o consultório deve ser reconhecido e o profissional médico recomendado.

O consultório deve ser visto como uma empresa, tendo uma marca e um nome que precisam ser conduzidos com eficiência e, por isso, é preciso investir em soluções de marketing que possam determinar a posição no mercado.

         3-Manter o consultório organizado

O consultório do médico empreendedor deve ser organizado o suficiente para que possa prestar o correto atendimento a todos os pacientes que o procuram.

Manter a agenda organizada é uma necessidade para o médico empreendedor, fornecendo as condições necessárias para que possa se desenvolver e crescer como uma empresa.

Conhecimentos necessários para o médico empreendedor

Embora não seja claramente perceptível, tudo o que um profissional faz durante sua vida é uma preparação para o empreendedorismo. Desde o vestibular, o médico empreendedor está trabalhando seu lado de empresário, através da iniciativa e do autodirecionamento.

Durante os estudos, o médico envolve-se com pensamento crítico e resolução de problemas e, na residência médica, sua atividade é envolvida com comunicação e trabalho em equipe, exigindo responsabilidade com relação aos cuidados prestados aos pacientes.

A partir do momento em que está pronto para exercer suas atividades e atuar como médico, o profissional já entende o quanto precisa ser flexível e como se adaptar às circunstâncias em seu ambiente de trabalho, voltando-se, portanto, para sua própria carreira e planejando seu futuro.

Contudo, mesmo com todo o conhecimento e experiência adquiridos, o médico empreendedor ainda precisa de bases para gerenciar seu consultório ou clínica médica, encontrando os meios para, ao mesmo tempo em que se dedica aos pacientes, poder gerenciar de forma correta seu estabelecimento.

Para o médico empreendedor, ter sua própria empresa envolve encontrar a oportunidade certa, criando uma base de pacientes que nele confiam e o procuram, oferecendo não só o melhor atendimento como também dando condições para que seus pacientes o possam procurar.

Pensar como médico empreendedor, portanto, é transformar sua própria carreira numa empresa, criando um modelo de negócio e atuando num nicho de mercado, tendo sua própria especialidade para direcionar suas atividades junto ao público.

O modelo de negócios do médico empreendedor deve ter como base soluções para seus clientes, buscando inovar no atendimento sem deixar de prestar o correto atendimento, respeitando a ética médica.

O gerenciamento do consultório para o médico empreendedor

O médico empreendedor deve pensar na organização do sistema de prescrições, nos pedidos de exames clínicos, no faturamento através de convênios e em toda a burocracia necessária para sua clínica funcionar como uma empresa.

Essa tarefa deve ser conduzida de forma a não ser exaustiva, não podendo afetar a renda do consultório, exigindo constantes cuidados para organizar a empresa com a busca de redução de custos e gerenciamento total da empresa, mantendo um sistema de gestão informatizado que permita coordenar a movimentação financeira.

Para o médico empreendedor que está começando sua carreira, existe ainda a obrigação de criar sua própria reputação, utilizando meios disponíveis para conseguir clientes que possam manter seu estabelecimento.

A profissão de médico empreendedor vai exigir autonomia e responsabilidade, encontrando a forma certa de trabalhar em sua função específica, ao mesmo tempo que não poderá negligenciar a administração de sua clínica.

Portanto, o médico empreendedor deve buscar o apoio de profissionais especializados, que possam orientar com relação à administração de sua clínica, que prestem a assessoria necessária para a condução de seu empreendimento e que possam facilitar sua vida de administrador de uma empresa que, ao final, é ele próprio como profissional.

Como está sua carreira de médico empreendedor, você já conta com o apoio de uma assessoria contábil especializada em contabilidade para clínicas médicas? Como anda a gestão contábil e financeira da sua clínica médica?

Venha tomar um café conosco e vamos falar mais sobre este assunto.

Muito sucesso e um forte abraço!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Capital Contabilidade?

Somos uma Contabilidade em Brasilia, especialistas no seu negócio e poderemos ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @capitalcontabilidadedf

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Agora que você entende melhor sobre este assunto, entre em contato com um dos nossos especialistas!

Falar com um especialista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *